Ultima atualização 21 de outubro

Plano de saúde como estratégia para retenção de talentos

*Por Cadri Massuda

Para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e especializado, as empresas estão investindo na retenção de seus talentos. Além da capacitação constante, um bom ambiente de trabalho e a possibilidade de ascensão na carreira, a oferta de benefícios é um dos fatores que faz com que o trabalhador avalie cautelosamente antes de mudar de emprego.

O plano de saúde, segundo a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, é o benefício considerado como o mais importante para 74,6% dos trabalhadores. Subsídios como vale alimentação, vale refeição, transporte e participação nos lucros são os outros itens apontados como vantajosos pelos entrevistados.

Já a assistência à saúde traz aos trabalhadores a tranquilidade de saber que sua família está bem assistida em uma eventual emergência. Isso se faz ainda mais importante por sabermos das dificuldades em relação à utilização do SUS, sistema que muitas vezes é a única alternativa. Além dos atendimentos de urgência, o segurado do plano de saúde passa a ser acompanhado mais de perto, tendo a possibilidade de realizar consultas, exames e cirurgias necessárias para o seu bem-estar e de sua família.

Entretanto, não é apenas o colaborador que se beneficia com o plano de saúde. As empresas, além de contar com um funcionário mais motivado e com a saúde em dia, podem observar a diminuição de faltas no trabalho e ter um melhor controle dos atestados médicos – um dos maiores problemas quando se fala em saúde do trabalhador. E os empresários já perceberam essas vantagens. Dos 50 milhões de usuários de planos de saúde no Brasil, 42 milhões são de pessoas jurídicas – cerca de 80%.

Pode-se dizer que esse benefício já está consolidado no mundo corporativo. O que tem mudado é a forma como o plano de saúde é oferecido. A coparticipação é a maneira encontrada pelas empresas em meio ao aumento dos custos. Nesse sistema, o usuário paga uma parte de consultas e exames. Uma das vantagens é o uso dos serviços com mais responsabilidade. Isso é necessário em razão da maior sinistralidade – que é o aumento da ocorrência de consultas, exames e procedimentos. Essa, por sua vez, é causada pela facilitação do acesso à informação, pela elevação da expectativa de vida e pela oferta de novas tecnologias na área da saúde. A inflação na área da saúde chega a ser o dobro da inflação média do país, o que muitas vezes torna inviável a manutenção dos planos de saúde pelas empresas. Então, para continuidade desse benefício, a coparticipação é a alternativa mais viável.

Outra ferramenta na qual as empresas têm aplicado os seus investimentos é na prevenção dentro do ambiente de trabalho, com oferta de programas de nutrição, diminuição de estresse e de estímulo a hábitos saudáveis e à prática de atividade física. Atitudes que ajudam os dois lados da cadeia: empresa e segurado.

*Cadri Massuda é presidente da Abramge-PR/SC – Associação Brasileira de Medicina de Grupo

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO