Europ Assistance reduz tempo médio de chegada do socorro de veículos

A Europ Assistance Brasil desenvolveu um sistema de monitoramento e gestão logística para diminuir o tempo médio que o socorro leva para chegar ao local da chamada. A metodologia acompanha em tempo real as Zonas de Alta Probabilidade (ZAPs), o que permite acionar o socorro mais rapidamente. Com a iniciativa, o tempo médio de atendimento caiu em até 27% (o equivalente a redução de 15 minutos).

Por meio de painéis digitais, a companhia monitorada e rastreia as ruas de Brasília (DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), e consegue identificar as áreas que concentram o maior número de ocorrências como panes em veículos e acidentes de trânsito. Assim, a Europ gerencia o trabalho de socorristas para que eles estejam de prontidão nessas regiões quando qualquer incidente acontece, a companhia aciona o profissional mais próximo ao local do incidente por meio de GPS.

Os benefícios do sistema de gestão também atingem os prestadores de serviços, que podem planejar melhor sua frota de acordo com a demanda, reduzindo a ociosidade de seus equipamentos e os gastos desnecessários.

Em Salvador, primeira cidade a receber o projeto, o tempo de espera caiu 27%. Na cidade de São Paulo, que registra média de seis mil atendimentos mensais, conseguimos uma redução de 4,5% após a implantação do projeto.

Ricardo Alexandre, diretor das áreas de Operações e Rede de Prestadores da empresa, declara que o objetivo é expandir a implantação do sistema de gestão de frotas para todas as regiões metropolitanas. “EABR trabalha para manter a excelência no serviço prestado. A tecnologia inédita utilizada na nossa unidade do Brasil é um modelo que pode ser replicado para todas subsidiárias no mundo, ao agilizar o atendimento aos clientes de seguradoras e montadoras assistidas pela Europ”, diz o executivo.

L.S.
Revista Apólice

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