Ultima atualização 01 de setembro

Setor de seguros cresce mesmo em tempos de crise

No primeiro semestre deste ano, faturamento do setor de seguros teve alta de 16% em comparação com o mesmo período de 2014

Setor de seguros cresce mesmo em tempos de crise

A indústria de seguros segue com projeções positivas, mesmo com o cenário de retração esperada da economia na casa dos 2%. É o que aponta a “Carta de Conjuntura do Setor de Seguros”, publicação assinada pelo Sincor-SP que e traz um mapeamento mensal do mercado de seguros.

De acordo com o levantamento, de janeiro a junho deste ano o faturamento do setor, descontado o segmento de saúde complementar, registrou crescimento de 16% em comparação a igual período de 2014. Ainda segundo a Carta, o desempenho setorial tem sido ancorado, em boa parte, nas evoluções dos VGBL (incluindo Previdência) e do resseguro, que apresentaram expansão de 29% e 46%, respectivamente.

Faturamento do setor – até junho (valores em R$ bilhões)

tabela 1

No entanto, há pontos de alerta, como a evolução de apenas 3% nos ramos elementares, também nos seis primeiros meses do ano. Ainda assim, existem pilares sólidos, com motivos para otimismo no médio e longo prazo. O setor está saudável em termos de solvência, com boas margens de rentabilidade das seguradoras.

Faturamento do setor – até junho (valores em R$ bilhões)

tabela 2

Em análise do contexto, o presidente do Sindicato, Alexandre Camillo, avalia que o mercado de seguros tem a seu favor uma força de vendas dinâmica e capilarizada, formada por mais de 70 mil corretores de seguros em todo o País, cujo esforço e perfil empreendedor é um dos pontos-chave para expansão do setor.

“É a hora de manter o foco e exercitar a resiliência para que possamos atravessar o momento atual e estarmos aptos para retomar crescimento robusto e sustentável”, afirma o executivo.

Para conferir o documento na íntegra, acesse http://goo.gl/ep3ryn.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO