Ultima atualização 23 de setembro

Ricardo Viveiros lança biografia sobre Hélio Opípari

Autor relata a história de um dos homens que, ao criar o marketing do setor, se tornou um dos pioneiros dos seguros

O jornalista e escritor Ricardo Viveiros lança amanhã (24), pela Editora Azulsol, sua oitava obra biográfica. Em “Uma vida pelo seguro – a trajetória de Hélio Opípari”, o autor relata a história de Hélio Opípari, filho de imigrantes italianos que começou a atuar na área de seguros aos 16 anos, em 1945. Naquele momento, o mercado estava ainda se consolidando, logo após a criação do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).

“É curioso acompanhar a luta do garoto que bem cedo precisou trabalhar para ajudar a sustentar sua família, ao mesmo tempo em que identificamos os principais marcos da trajetória dos seguros no Brasil. Um deles foi a criação do chamado Regulamento Murtinho, por meio do Decreto nº 4.270, de 10 de dezembro de 1901, que passou a reger o funcionamento das companhias de seguros de vida, marítimos e terrestres, nacionais e estrangeiras, já existentes ou que viessem a se organizar no território nacional”, diz Viveiros.

Ele destaca ainda a interação escritor e biografado. “Cada personagem é único, cada relato é diferente, cada história tem suas próprias peculiaridades. Porém, no caso específico desta biografia, há um componente especial que torna este desafio atípico em minha carreira: conheço Hélio Opípari há 40 anos”, revela.
Viveiros lembra que, neste caso, ao contrário do que se possa imaginar, a missão de escrever a história da vida de alguém se torna mais complexa. “Quando conhecemos o biografado, o trabalho é mais difícil; precisamos fugir da armadilha que é acreditar que já sabemos tudo sobre ele”.

De acordo com o autor, Hélio Opípari foi pioneiro nos seguros ao criar o marketing do setor, ensinando como é possível vender um produto ligado a tragédias como incêndio, roubo e morte. “Hélio andou pelo interior dos Estados, conversou com pessoas de todos os tipos, despertou confiança e vendeu garantias futuras. Enfim, mudou o perfil do negócio”.

Aos 86 anos de idade, Hélio Opípari segue na ativa, ao lado de seu filho, Hélio Opípari Júnior, no comando da Padrão Opípari.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO