Ultima atualização 10 de setembro

Rebaixamento do Brasil pode enxugar capacidade do setor de seguros, diz consultor

A perda do selo de grau de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) pode enxugar a capacidade do mercado de seguro brasileiro

 

grafico decrescente 1A perda do selo de grau de investimento do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) pode enxugar a capacidade do mercado de seguro brasileiro, na opinião do consultor André Gregori, ex-presidente da seguradora e da resseguradora do BTG Pactual. Sobre as ofertas inicias de ações (IPOs, na sigla em inglês) de players do segmento, como da Caixa Seguridade e do ressegurador IRB Brasil Re, ele afirma que o impacto pode ser para qualquer empresa que esteja na fila para abrir capital.

“É difícil ter IPO em um cenário com o País abaixo do investment grade em geral não só para players do mercado de seguro. Alguns investidores têm restrições em alocar recursos em países sem grau de investimento e a principal demanda vem de investidores internacionais”, lembra Gregori, à Agência Estado, acrescentando que o IRB pode ser beneficiado neste momento por ter capital local.

Nos últimos anos, o setor de seguros e resseguros vive um momento bastante soft, ou seja, por conta do excesso de oferta de resseguro, os preços cobrados estavam sofrendo pressão para baixo. Gregori não acredita que o rebaixamento do Brasil deve alterar o cenário para hard market, ou seja, menos competitivo por conta de pouca capacidade, mas que haverá uma boa redução.

“As empresas resseguradoras devem ficar mais conservadores na subscrição (análise e aceitação de risco) e talvez isso altere um pouco o preço, mas a capacidade vai diminuir bem. Se pudéssemos classificar, de super soft, a situação deve recuar apenas para soft”, explica Gregori.

Esse é o cenário mesmo que o Brasil seja rebaixado por mais uma agência, o que deve acontecer, na opinião do consultor. Gregori lembra ainda que a última vez que o Brasil enfrentou falta de capacidade foi em meados de 2008 e 2009, quando o mercado global foi impactado pela crise financeira, principalmente, os Estados Unidos. Pondera, entretanto, que a falta de grandes sinistros como, por exemplo, do Tsunami, na Indonésia, no final de 2004, pode evitar uma redução ainda maior de capacidade no mercado..

A crise no Brasil já tem refletido no desempenho do mercado de seguros acostumado a crescer dois dígitos nos últimos anos. De janeiro a junho, o setor cresceu um dígito, em termos reais. Sem descontar a inflação, conforme a Susep, a expansão foi de 12,1%, para R$ 86,2 bilhões em prêmios, conforme a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), sem levar em conta o segmento de saúde. Para este ano, a Susep prevê expansão real de 6%.

Fonte: Aline Bronzati (Agência Estado)

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock