Ultima atualização 16 de setembro

Novos impostos e redução de lucro preocupam setor de seguros

Confiança do mercado securitário cai. Fenacor aponta que incertezas econômicas e políticas criam instabilidade na área, que teme retração ou estagnação

Novos impostos e redução de lucro preocupam setor de seguros

Mais uma vez, a desconfiança fez com que o Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS), calculado a partir de pesquisa realizada pela Fenacor, chegasse a 65,5% em agosto. Calculado de 0 a 200, o percentual sofreu impacto das notícias de incerteza no mercado nacional e de possíveis novos aumentos de impostos para cobrir o déficit orçamentário federal.

“Na pesquisa com as 100 empresas entrevistadas, já percebemos os receios do setor. Futuros aumentos de impostos também são preocupantes. Na semana passada, no momento de coleta de dados, já houve o aumento de impostos para as seguradoras, elevando de 15% para 20% a alíquota da Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL). Lidamos com expectativas para os próximos seis meses. O percentual, portanto, recebe todas estas influências”, analisa o presidente da Federação, Armando Vergilio.

Em agosto, todos os três segmentos da área de seguros ficaram com expectativas negativas em relação ao crescimento da economia brasileira. 54% das seguradoras e 66% das resseguradoras esperam piora. As corretoras também seguem tendência de queda, mas houve melhora em relação a julho: de 55% para 44% das entrevistadas.

Tabela Fenacor agosto 1

 

Resseguradoras esperam manter rentabilidade

As seguradoras tiveram impressões positivas em relação a rentabilidade em agosto: 54% delas esperam manutenção ou aumento. Este percentual é de 53% para as resseguradoras.
Já as corretoras, que lucram apenas sobre as vendas, 61% esperam piora. Este é um reflexo da estagnação da economia e do controle de gastos por parte dos clientes.

Tabela Fenacor agosto 2

 

Corretoras têm preocupação com faturamento

Entre seguradoras, a maior expectativa quanto ao faturamento é a de manutenção para 57% delas. Para as resseguradoras, 47%. Estes são os maiores percentuais com expectativas positivas. As corretoras seguem em alerta: 61% esperam um cenário ruim em seus faturamentos nos próximos seis meses.

Tabela Fenacor agosto 3

 

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO