Ultima atualização 16 de setembro

Incentivo do Governo deixa Seguro Rural em destaque

seguro rural

Criado para proteger a produção agrícola nacional, o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou recentemente um novo modelo de contratação de apólices que facilitam a entrada de novos agricultores. O projeto experimental, que é válido inicialmente para a cultura de soja, envolve a negociação coletiva entre produtores para adquirir o serviço.

“Estas medidas colocam a categoria do seguro rural em alta para os próximos anos, exigindo uma série de ajustes para as seguradoras que desejam atuar neste nicho de mercado”, comenta Guillermo Reid, CEO da WDEV, empresa especializada em soluções tecnológicas0020para seguradoras e corretores.

Isso porque a empresa que deseja vender apólices para o agricultor precisa aderir ao Programa de Subvenção para comercializar este serviço. Além disso, é preciso participar do SISSER (Sistema de Subvenção Econômica ao Prêmio do Seguro Rural) para enviar todos os  documentos ao Ministério da Agricultura.

Para atender esta demanda, a WDEV já disponibiliza um produto que automatiza a venda de seguro rural e está totalmente integrado às normas federais: o EasySeg Agrícola. Com ele, as cotações, modelos de cálculo, propostas, vistorias e aviso de sinistro são executados dentro da plataforma, facilitando a operação para os profissionais.

O produto é destinado tanto para seguradoras que desejam atuar neste segmento, como para companhias que já oferecem este tipo de seguro, mas buscam uma plataforma para melhorar desempenhos de conversão e reduzir os custos operacionais. “O produtor consegue contratar o serviço de forma rápida e fácil e a seguradora diminui o custo de distribuição do produto”, conclui Reid.

O que é o PSR?

O objetivo da medida é popularizar o Programa, que auxilia financeiramente a aquisição do seguro, e traz mais proteção a quem trabalha no campo. A lavoura sofre com intempéries, o que afeta não só a produção local, mas também a elaboração de planos de safra a longo prazo na esfera política.

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural é um projeto do Governo Federal que oferece ao produtor a oportunidade de contratar apólices de seguro para sua produção, graças ao auxílio financeiro do poder público. Assim, ele consegue minimizar as perdas por intempéries ao recuperar o capital investido na lavoura.

A verba é concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pode ser pleiteada por pessoas físicas e jurídicas que cultivem espécies contempladas pelo Programa. Apenas seguradoras habilitadas pelo órgão podem oferecer o seguro rural.

A.C.
Revista Apólice 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock