Ultima atualização 30 de setembro

Guia tira dúvidas sobre reajustes dos planos e seguros de saúde

Documento da FenaSaúde esclarece a necessidade das correções para repor perdas financeiras e assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do sistema

Guia de Reajustes_capa

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) lançou o Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde. O guia explica, detalhadamente, as regras editadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), esclarecendo a necessidade das correções para repor perdas financeiras e assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros são beneficiários de planos e seguros de saúde – o que requer o uso sustentável desse serviço.

A publicação demonstra o comportamento dos custos da assistência médica no País, com despesas que se expandem continuamente e acima da inflação geral de preços, o que impõe desafios aos agentes da cadeia de valor de saúde – incluindo operadoras, governo, prestadores de serviços, famílias e empresas empregadoras. As despesas com saúde serão sempre crescentes, no Brasil e no mundo, devido à incorporação tecnológica, ao aumento da frequência de utilização e, sobretudo, ao envelhecimento. Ao aprender a fazer uso consciente desse produto, o consumidor contribui para reduzir o impacto dos desperdícios e garantir a viabilidade do sistema no longo prazo.

Essa é uma das motivações que levou a FenaSaúde a investir no Guia de Reajustes, que dá continuidade a uma série iniciada pelo Guia do Consumidor, com informações gerais sobre as regras e a legislação vigente, seguida do Guia da Gestante. “Estamos muito preocupados em prover a população de informações sobre os reajustes de planos e seguros de saúde. É um tema sobre o qual muitas pessoas ainda têm dúvidas, gerando impasses e prejuízo ao sistema privado, consequentemente ao consumidor. No guia, explicamos de forma didática, objetiva e com transparência a razão de as mensalidades serem corrigidas”, afirma Marcio Coriolano, presidente da Federação.

Para que os beneficiários entendam a operação do mercado de planos de saúde, o Guia traça um histórico do setor e do processo regulatório. A publicação lembra, por exemplo, que a regulamentação do segmento veio só após 40 anos de os primeiros planos serem oferecidos no Brasil, à época, sem regras definidas. A Lei 9.656/1998 foi criada justamente para organizar a saúde suplementar. Até sua edição, apenas o seguro saúde era regulamentado.

O Guia de Reajustes dos Planos e Seguros Privados de Saúde da FenaSaúde pode ser baixado gratuitamente na página http://migre.me/rwVhW.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO