Ultima atualização 28 de agosto

Ferramenta de análise de segurança viária para empresas

Ferramenta, que será produzida pelo Observatório e pelo CEBDS, avaliará boas práticas nos deslocamentos de pessoas e produtos
Foto: Edson Lopes Jr/A2AD
Foto: Edson Lopes Jr/A2AD

Uma cooperação técnica entre o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e o Centro Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) vai garantir às empresas uma iniciativa de gestão: uma ferramenta de autoavaliação de processos internos relacionados à segurança viária e um Manual de Boas Práticas sobre o tema.

O objetivo é fomentar nas empresas de todos os ramos de atividade a consciência de que a prevenção de acidentes traz ganhos econômicos e produtivos, mesmo para aquelas em que o transporte não se configura como atividade principal.

A ferramenta vai permitir que as empresas façam uma autoavaliação guiada, gerando um relatório automático com indicação dos principais focos de melhoria. Além do relatório de melhorias, a ferramenta vai indicar as práticas líderes em cada um dos itens, de forma a inspirar as empresas a buscarem a excelência em seus processos de recomendações de segurança viária.

De acordo com Mônica Guerra da Rocha, assessora da gerência institucional do CEBDS, os custos associados ao transporte vão além de quanto está o valor do diesel e dos gastos em infraestruturas. “O Brasil é campeão em acidentes de trânsito e essa realidade traz, para além dos custos incomensuráveis de vidas, custos altos para o governo e para as empresas”, diz a executiva.

Mônica destaca que “desde a manutenção da frota, a custos associados com indenizações até as perdas de produtividade, são exemplos de impactos diretos que a segurança viária poderá ter na performance interna das empresas”.

“Essa é uma importante iniciativa de cunho social, pois apesar do CEBDS ser composto por grandes empresas, nossa intenção é disponibilizar a ferramenta de forma gratuita para pequenas e médias empresas. Empresas menores têm dificuldade em estabelecer processos com foco em segurança, então essa ferramenta funcionará como uma consultoria gratuita nessa área. Com essa cooperação técnica o Observatório atinge diretamente sua finalidade institucional, promovendo subsídios técnicos para a sociedade para a construção de um trânsito mais seguro,” destaca o diretor-presidente, José Aurelio Ramalho.

A representante do CEBDS ressalta ainda que cada vez a sustentabilidade é vista como um tema absolutamente transversal, e que uma ação poderá traduzir impactos positivos em muitas outras. “Com segurança viária é assim também – condução segura se traduz em ganhos com saúde, maior eficiência nos deslocamentos com menores gastos de manutenção dos veículos, maior eficácia nos processos. Ganham as empresas, ganha quem dirige, ganha o meio ambiente (conduções mais seguras são, por norma, conduções menos poluentes) e ganha a sociedade como um todo. O impacto é ambiental, econômico e social, tudo aquilo a que a sustentabilidade se deve propor”.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO