Ultima atualização 14 de agosto

Estresse é fator de risco também à saúde bucal

De acordo com o diretor do Inpao Dental, estresse pode contribuir para o surgimento de aftas, bruxismo, boca seca e gengivite

Ansiedade, problemas financeiros, muitos compromissos e excesso de trabalho. Esses são alguns dos fatores que causam estresse, mal que afeta 80 milhões de brasileiros e 70% da população economicamente ativa do País, segundo estudos. De maneira geral, o estresse é definido como uma resposta fisiológica do corpo a situações ou problemas que podem afetar negativamente a atitude ou o organismo de uma pessoa.

Se não tratado adequadamente, o estresse pode afetar a mente, o corpo e até mesmo a saúde bucal. Nesse caso, ele pode contribuir para o surgimento de aftas (pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactéria e deficiência do sistema imunológico), bruxismo (ranger ou apertar dos dentes), boca seca (diminuição do nível de salivação) e gengivite (inflamação da gengiva).

“O estresse, quando associado com a má higiene oral, eleva também as chances de desenvolvimento de doenças periodontais mais graves, como a periodontite que é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes”, lembra o Dr. José Henrique de Oliveira, cirurgião dentista e diretor do Inpao Dental.

Além dessas complicações, uma pessoa sob estresse pode se entregar a hábitos pouco saudáveis ou mesmo negativos, o que acaba gerando outras consequências. “O consumo de álcool ou de tabaco, por exemplo, pode causar mau hálito e a erosão dental, que é o comprometimento da camada de cálcio que protege os dentes”, completa Oliveira.

Para evitar que os problemas afetem sua saúde bucal, o cirurgião dentista recomenda a manutenção da higiene oral, realizando a escovação dos dentes sempre após as refeições e a utilização frequente do fio dental, além de consultar um especialista periodicamente.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock