Ultima atualização 09 de janeiro

Bati o carro. E agora?

Executivo da Minuto Seguros dá dicas para facilitar o processo com a seguradora em casos de acidente de trânsito

Bati o carro. E agora

No trânsito, mínimos descuidos podem causar um acidente. Por isso, mais do que uma precaução, o seguro auto é uma necessidade em diversas situações. De acordo com Manes Erlichman Neto, sócio-diretor da corretora Minuto Seguros, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios de se contratar uma apólice. “Além de trazer coberturas tradicionais como colisão, roubo e furto, as seguradoras oferecem um leque de serviços de assistência, como guinchos, apoio a pane, falta de combustível, mecânicos para troca de pneus e muito mais”, diz o executivo.

Pensando nisso, a companhia elaborou sete dicas para ajudar quando o assunto for acidente de trânsito:

1. Boletim de ocorrência (B.O.) é obrigatório?
Nem sempre. O boletim de ocorrência só é exigido pela seguradora quando alguém fica ferido no acidente. Caso ninguém se machuque, não haverá necessidade de realizar o B.O.

2. Deixe a seguradora avaliar de quem é a responsabilidade
Evite qualquer discussão. Mesmo que o acidente tenha envolvido outros veículos, não vale a pena discutir sobre quem é o culpado. A melhor alternativa é deixar a seguradora avaliar as responsabilidades, segundo as normas de trânsito e critérios técnicos. Nessa situação, mesmo que não seja obrigatório, o B.O pode te ajudar, protegendo seus direitos em caso de algum problema jurídico.

3. Contate os centros de atendimento ao cliente
Para agilizar o conserto do veículo, contate as centrais de atendimento ao cliente. O serviço é disponibilizado pelas principais seguradoras e faz o levantamento dos prejuízos. Dessa forma, o automóvel já é encaminhado para a oficina com a autorização prévia dos reparos a serem realizados.

4. Oficinas credenciadas
Fique de olho nas oficinas credenciadas. Nelas, as seguradoras se responsabilizam pela qualidade do conserto e muitas vezes oferecem até benefícios extras, como um desconto no valor da franquia ou diárias adicionais de carro reserva.

5. Quanto mais informação, melhor
Para ajudar a seguradora na análise do acidente, procure anotar o máximo de informações do ocorrido. A data, o horário e o local do acidente são essenciais. Além disso, quando a batida envolver terceiros, você precisará dos dados dos outros veículos e um breve relato de como o sinistro aconteceu. Uma dica importante é fazer alguns registros fotográficos também.

6. Não se esqueça de avisar a corretora
É muito importante avisar a corretora quando acontecer algum acidente com o seu automóvel. Você terá uma ajuda fundamental em todo o processo junto à seguradora, como sugestões de oficinas credenciadas e até mesmo auxílio para lidar com os proprietários dos outros veículos envolvidos no acidente.

7. E quando um motorista sem seguro bate no carro de uma pessoa que tem um seguro auto?
Muitas vezes, o motorista segurado assume a culpa pelo acidente no lugar do outro, e este, paga pela franquia. Atenção! A chamada inversão de responsabilidade é algo não permitido por lei e o segurado corre o risco da seguradora recusar o pagamento da indenização.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock