Ultima atualização 28 de agosto

A chegada de empresas estrangeiras ao mercado de seguros no Brasil

Artigo sobre a chegada de empresas estrangeiras no mercado de seguros, por Antonio Trindade, presidente da ACE Brasil
Antonio Trindade
Antonio Trindade

Antonio Trindade, da Ace - empresas estrangeiras

Muitos imaginam que a chegada das empresas estrangeiras ao Brasil constitui um movimento relativamente recente, associado com o processo de globalização, que começou nos anos 90. Contudo, estas companhias começaram a atuar no País já em 1862, conforme consta nos arquivos da Susep. Assim, por mais de um século estas organizações ajudam a desenvolver não apenas o mercado brasileiro de seguros, mas toda a economia nacional, já que, segundo a Susep, desde 1895 também constituem e aplicam no País as suas reservas técnicas.

Entre as empresas estrangeiras, acredito que a ACE vem registrando uma das mais ricas histórias do nosso mercado, que começa em 1904, quando a Insurance Company of North America (INA), a mais antiga seguradora dos Estados Unidos (fundada em 1792), se instalou pela primeira vez no Brasil. Esta companhia de seguros, que foi a maior dos Estados Unidos nos séculos XIX e XX, realizou nesta época suas primeiras incursões no País. Logo depois, interrompeu as operações, mas voltou definitivamente em 1959.

No final do século XX, a INA deu origem à CIGNA, cujos negócios foram adquiridos em nível mundial pela ACE, nos segmentos de Propriedade e Responsabilidade Civil (Property and Casualty – P&C). Na época, toda a equipe brasileira proveniente da CIGNA foi preservada pela ACE, juntamente com a cultura e os conhecimentos até então desenvolvidos. Daí em diante a companhia construiu no Brasil uma operação considerada modelo, chegando a ser eleita a melhor do País pela prestigiada revista inglesa World Finance nos anos de 2011 e 2012.

Para crescer no Brasil, a ACE desenvolveu de forma contínua os seus conhecimentos sobre cada região do País. Para isso, a companhia implantou, de forma estratégica, 5 estruturas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Salvador. Nestes locais, disponibilizou profissionais especialistas em seguros específicos e com visão cada vez mais aprofundada nos diferentes mercados locais. Cada uma das estruturas concede suporte a uma rede de 19 filiais. Na ponta, parceiros e segurados obtêm serviços claramente diferenciados, tanto em conhecimentos técnicos como em agilidade.”

De forma simultânea, a ACE vem construindo uma bem definida visão global a partir do trabalho diário de 11 mil profissionais dispostos em sua ampla rede de unidades, que alcança 54 países. Conectados a uma poderosa intranet mundial, esses profissionais trocam informações e se especializam constantemente em nichos de seguros nos mais variados mercados do planeta. No ambiente físico da companhia, chega a ser comum observar profissionais de diferentes países trabalhando lado a lado.

Os bons resultados da ACE no mundo e no Brasil mostram o quanto a companhia tem acertado com este modelo de administração, que associa operação local e visão global. Em menos de três décadas após a sua fundação, em 1985, a ACE tornou-se, em valor de mercado, a quinta maior seguradora do mundo em P&C. No Brasil, a empresa se tornou a maior seguradora de P&C em menos de duas décadas após assumir os negócios da INA.

Portanto, a ACE hoje se destaca por sua especialização em implantar, nos diferentes centros econômicos do Brasil, soluções customizadas e sintonizadas com o que há de mais moderno no mundo. Para chegar a este patamar, a empresa construiu uma rica história que iniciou em 1792 nos Estados Unidos, alcançou o Brasil em 1904 e se consolidou no País em 1959. E é assim que colabora com o desenvolvimento do mercado brasileiro de seguros, que há um século e meio cresce com o apoio de empresas estrangeiras.

*Por Antonio Trindade, presidente da ACE Brasil

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO