Ultima atualização 20 de julho

Projeto de lei trata do registro de corretoras de seguros

Deputado Lucas Vergilio protocola projeto de lei que veda registro de corretor PJ com nome empresarial idêntico ou semelhante a outro existente no mercado
Lucas Vergilio
Lucas Vergilio
Lucas Vergilio
Lucas Vergilio

O deputado Lucas Vergilio (SD/GO) protocolou, na Câmara, o projeto de lei (PL 2420/2015) que veda, em todo o território nacional, o registro de corretor de seguros pessoa jurídica com nome empresarial idêntico ou semelhante, ou nome de fantasia, a outro já existente no mercado de seguros. A proposta também proíbe a inclusão ou reprodução em sua composição siglas ou denominações de órgãos públicos, da administração direta ou indireta, e de organismos internacionais.

Ao justificar a apresentação do projeto, o parlamentar lembrou que atuam no Brasil 32 mil sociedades corretoras de seguros registradas na Superintendência de Seguros Privados (Susep). “Sendo assim, é provável que, ante a ausência de recadastramentos periódicos, ocorra com muita frequência o registro nas Juntas Comerciais e nos Cartórios de Registros Civis de Pessoas Jurídicas, de empresas com nomes colidentes, parcialmente ou em toda a sua extensão, com palavras homógrafas ou homófonas”, observou Vergilio.

Na avaliação dele, essa situação gera insegurança e custos desnecessários aos interessados, tornando-se um procedimento improdutivo e prejudicial àqueles que querem atuar no mercado de corretagem de seguros na condição de pessoa jurídica.

Por isso, o projeto prevê que a Susep deverá organizar e manter banco de dados, por si e por entidades autorreguladoras autorizadas, visando a atender solicitações de interessados no prazo máximo de dez dias sobre o resultado da pesquisa de busca prévia de nomes empresariais, assim como a competente aprovação para o prosseguimento da constituição da pessoa jurídica.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO