Ultima atualização 02 de julho

Mercado necessita de mudança disruptiva

O executivo Eugenio Liberatori Velasques mostra como aplicação da tecnologia pode contribuir até para a sustentabilidade das empresas

Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco SegurosAo atuar pela primeira vez como palestrante no CIAB, o diretor executivo do Grupo Bradesco Seguros, Eugenio Liberatori Velasques, acredita ser muito importante a integração das atividades de seguros com os serviços bancários.
“O grande objeto de desejo do mercado segurador é se inspirar e ter como referência o mercado financeiro, que sempre foi intenso na utilização da tecnologia, principalmente para prover rapidez no processamento das operações”, afirma. O processo inflacionário forçou o uso intensivo da tecnologia e, depois, a necessidade de conveniência para vencer a barreira geográfica também propiciou o desenvolvimento de novas ferramentas.

Diferente de outros países, o Brasil conseguiu vencer a barreira geográfica de uma forma muito dinâmica, com a utilização da tecnologia.Velasques pontua que “a cadeia bancária brasileira está espalhada pelo País inteiro, seja através de agências, ATM´s, correspondentes bancários, banco postal ou telefonia móvel celular.Eu gostaria de ter sempre como referência a área financeira e também que houvesse uma equiparação com ela”, define o executivo.

Para ele, a mudança tem que ser disruptiva na cabeça do legislador e do regulador, para que eles coloquem o seguro em termos de primeiro mundo, usando toda a comodidade e conveniência que a convergência tecnológica pode oferecer, não só em termos de produtos como de serviços também. “Temos preocupações com o futuro e esquecemos do presente”.

A CNseg faz um trabalho junto à Susep e o superintendente Roberto Westenberger está engajado em promover e implantar algumas mudanças que incorpore as tecnologias bancárias no processo de seguros, conforme informações de Velasques. “É claro que algumas barreiras precisam ser quebradas, mas isto está avançando e as seguradoras dispõem de tecnologias, mas muitas vezes são obrigadas a fazer a emissão de forma física para atender a regulamentação. Nós já poderíamos ter uma sala de seguros em que toda a documentação pudesse convergir para este local, mas o ambiente regulatório exige que façamos a emissão também em papel”, lamenta.

A tecnologia acaba mudando a forma das pessoas encararem os eventos cotidianos. Fila de banco hoje em dia existe, mas os ATMS´s estão lá para serem utilizados.

No caso da distribuição de seguros, a empresa em que o executivo atua já possui algumas iniciativas, como a venda de seguros de acidentes pessoais pela internet, a proteção de cartão de crédito feita em ATM´s e um aplicativo para venda de seguro residencial. Agora, para que isso seja mais intenso, é preciso que a regulação permita que o processo seja feito de maneira somente eletrônica.

“Nós fizemos algumas reduções da quantidade de papel no kit de contratação do seguro de automóvel, que representou a economia do corte de 15 mil cortes, apenas na implantação”, anima-se Velasques, completando que “se a regulamentação permitir, certamente iremos reduzir muito mais”.

Ele acredita que a indústria do seguro deva vender, além do seguro, informação, e esta não precisa ser necessariamente impressa. Velasques cita Dirk Reinhard, vice-presidente da Munich Re Foundation, que em uma palestra perguntou aos cerca de 200 participantes de um evento no México: “Quem aqui já contratou seguro? Todos levantaram a mão; segunda pergunta: Quantos leram atentamente todas as condições gerais? A quantidade de mãos levantadas já diminuiu consideravelmente; Quantos sabem onde estão as apólices de seguro? Só uma meia dúzia levantou a mão”.

Hoje, a tecnologia em seguros é uma questão de proteção ao cliente. O uso da tecnologia trará, cada vez mais, segurança e confiabilidade para esta relação.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock