Ultima atualização 19 de junho

Tecnologia mostra suas soluções para o setor de seguros

Produtos e serviços apresentados pelas companhias expositoras no CIAB 2015 vão desde segurança à mitigação de risco

abertura ciab

CIAB 2015 – A cidade de São Paulo recebeu o Congresso Internacional de Automação Bancária (CIAB), realizado de 16 a 18 de junho no Transamérica Expo Center. O evento, que completou 25 anos, ganhou edição comemorativa e apresentou novidades em seu formato, entre elas a inclusão do tema seguros nas trilhas técnicas.

A Revista Apólice marcou presença no CIAB 2015 e conferiu as novidades apresentadas pelas companhias expositoras do evento para o mercado securitário.

Trilha do Seguro

O auditório Ligia Clark recebeu a Trilha de Seguros, um conjunto de palestras formatadas em parceria com a CNseg, Confederação Nacional das Seguradoras. Paulo Marraccini, presidente da Fenseg – Federação das Seguradoras – disse que o Brasil é um país de contrastes, onde o seguro não era considerado uma coisa essencial. Mas quando há um evento ou catástrofe natural, a necessidade aflora. Vender seguro é importante, mas a verdadeira função social é pagar o sinistro, oferecer o beneficio, pagar o sorteio da capitalização. O segurado precisa do apoio da tecnologia na hora de receber o seu atendimento”, Gustavo Fossi, presidente do CIAB, declarou que o evento foi montado como um precursor de novidades. “Na comemoração das bodas de prata foram ampliados os temas, com objetivo de aprimoramento, tornando-o um fórum de debates ainda mais complexo. O objeto é permear todo o setor financeiro”, esclareceu.

Informação e segurança

A C&M Software destacou duas soluções voltadas ao mercado de seguros. A primeira foi o SkinBD, componente instalado entre o banco de dados da empresa e o aplicativo já utilizado por ela que acessa fontes externas (públicas ou privadas), grava a consulta e registra as informações adicionais no banco de dados da seguradora. Assim, a companhia busca auxiliar na precificação dos produtos e responder corretores com agilidade.

Já a ferramenta de autenticação de usuários Kumram trabalha com a biometria facial e pode ser utilizada em qualquer portal. “Problemas com roubo de senha acabam sendo resolvidos, pois a ferramenta mostra quem fez a autenticação, recebe o número de celular utilizado na ação e mostra a geolocalização no momento em que o usuário realizou o processo”, explicou o diretor de marketing da companhia, Almir Carrion.

Análise de risco

Rodrigo Cunha, sócio-diretor da Neurotech, disse que a participação da empresa no CIAB 2015 segue em linha com uma parceira com a CNseg, para atender ao mercado de seguros brasileiro. O principal produto apresentado no evento é a plataforma móvel de decisão para seguradoras. Há também o aviso de sinistro para smatphones e a solução para a detecção de fraudes.

Neste segmento, o destaque fica com o Autoscore, uma solução que mostra o indicativo de risco baseado em informações públicas, principalmente em relação ao roubo e furto de veículos.

Liberdade ao cliente

Empresa tradicional no armazenamento e backup de informação, a EMC² tem voltado suas atenções ao mercado securitário. “Este é um segmento que busca novas fontes de receita associado ao aumento de faturamento”, lembrou Gracco Lopes, diretor de soluções da companhia.

Para este nicho, a EMC² desenvolve soluções a partir de big datas e analytics visando o uso do maior número de informações cadastrais (CPF, RG e estado civil), críticas (renda, bens e herdeiros) e públicas (redes sociais). A ideia é realizar um cruzamento desses dados e, a partir disso, desenvolver ações para extrair valores, novas ideias e produtos que sejam melhor direcionados pra o perfil do cliente. “Acreditamos que há muita informação a ser tratada de uma forma mais sofisticada e trazer isso para uma realidade de solução combinando tecnologia, ciência do dado e ferramentas de visualização para a tomada de decisão é a nossa aposta”, disse o executivo, completando que a empresa não defende soluções fechadas. “Isso restringe a capacidade criativa do cliente. Deixamos a escolha da tecnologia ou da ferramenta a critério dele e, caso nos consulte, temos pessoas capacitadas para trabalhar nas diferentes ferramentas do mercado”.

Autenticação

Durante o CIAB 2015, a Fujitsu apresentou o ID Match, ferramenta para pagamento seguro que combina a autenticação do PalmSecure (sistema de autenticação da empresa baseado nas veias da palma da mão) ao uso de smartphones. A empresa oferece ainda sistemas que avaliam,em forma de serviço, o ambiente do cliente para verificar questões de compliance e facilitar o trabalho de auditoria. Os sistemas rodam, avaliam todo o ambiente de aplicações e a infraestrutura da seguradora, e gera relatórios nos formatos que são requeridos pelas auditorias internas e externas.

“Com isso, o processo é agilizado e os custos para se manter no compliance são reduzidos. Os valores gastos com horas de auditorias podem ser substituídos pela expansão da frequência de trabalho com o mesmo orçamento”, afirmou Antonio Guimarães, evangelista tecnológico da empresa.

Diminuindo distâncias

Camillo Perez, diretor de marketing da BRQ, explicou que a empresa oferece soluções para todas as grandes seguradoras do mercado e que, a grande novidade, é a verticalização nas vendas que está sendo iniciada pelas corretoras de seguros, principalmente nos produtos de automóvel e previdência. Ele destacou que o CIAB mostra que, cada vez mais, as companhias de seguro estão estreitando a distância de sua atuação em relação aos bancos. Ambos devem utilizar a tecnologia para dar mais conforto para o cliente durante o atendimento.

Mitigação de risco

Quem também estava entre as empresas expositoras é a Misys, que para o mercado de seguros oferece soluções tanto de investimento quanto de risco. “Uma das maiores preocupações é a parte de mitigação de risco. As empresas precisam de soluções que consigam prover uma previsibilidade maior,uma mitigação de risco maior e uma rentabilidade maior”, destacou André Akira, executivo sênior da companhia. No evento, a companhia apresentou outras soluções disponíveis no País, entre elas FusionInvest (voltada à gestão de investimentos e que gerencia todo o ciclo de vida das transações, do portfólio à gestão de riscos e compliance).

Estratégia

Os principais trabalhos desempenhados pela Deloitte no ramo de seguros estão relacionados à estratégia das companhias, na qual visa melhorar o desempenho dos negócios das empresas. Para isso, a companhia identifica as soluções tecnológicas do mercado mais adequadas para cada seguradora, verifica sua aderência junto aos sistemas e auxilia na implementação das soluções.

Segundo Renata Galdino, diretora da área de consultoria da Deloitte, a empresa também trabalha com soluções regulatórias e analytics vinculadas à tecnologia – esta última para coletar informações sobre os clientes e, assim, garantir que eles tenham os melhores produtos.

Gestão documental

Com seguradoras em seu hall de clientes, a P3Image realiza a gestão documental de empresas, fazendo diversas linhas de serviço desde o Business Process Outsourcing (BPO) – Terceirização de Processos de Negócio, na tradução –, da guarda de caixas físicos, de documentos e da guarda de mídias em sala cofre. No caso dos bancos e das seguradoras, a atuação da companhia se dá, em maior parte, na formalização de contratos de crédito. “Quando vendem o contrato de crédito, os bancos e as seguradoras não conseguem checar toda a documentação (comprovante de residência, ficha cadastral, RG, CPF). Nós realizamos esse processo de BPO: o contrato chega e é identificado através de uma etiqueta com código de barras. Depois, o formalizamos, checamos tudo o que está certo e errado, apontamos essas pendências, o digitalizamos e o guardamos fisicamente”, explica o presidente da companhia, Paulo Sérgio Carneiro.

Os dados ficam armazenados no novo portal All Store, que além de fornecer os dados destes documentos disponibiliza uma série de ferramentas para que o usuário gerencie documentações ativas ou inativas.

Atendimento

“Entendemos que o ramo de seguros está crescendo muito. Nos últimos cinco anos, passamos a focar também neste mercado e nos aproximamos mais das necessidades destes clientes”, disse Valdinei Cornatione, diretor de negócios – TI da Tivit.

A empresa fornece o suporte, a sustentação, e provê toda a parte de infraestrutura, data center e atendimento às seguradoras. “O mercado de seguros tem algumas particularidades e procuramos atendê-lo com uma equipe que conheça não só a parte de infraestrutura de sustentação, mas também os produtos oferecidos pelo segmento”.

Para Cornatione, outro ponto forte é que algumas seguradoras, a partir do Brasil, operam seguros fora do País (em unidades como Argentina, Chile e Colômbia) por meio de data centers e atendimento ao usuário – telefônico ou de campo – da empresa.

Laboratório de soluções

Com um estande que remetia ao ambiente de uma garagem, a CI&T mostrou seu conceito de viabilizar experimentações. “Trouxemos o conceito de digital, de como utilizar as novas tecnologias em um modelo de baixo investimento”, informou o Head de Seguros da empresa, Vinicius Martinelli.

As soluções podem ser criadas para todos os processos de seguro, como cotadores, mobilidade, analytics, desde a estratégia até o desenvolvimento dos aplicativos. “É uma proposta de inovação com modelo de experimentação”, ressalta Martinelli. Na verdade, o mercado precisa de suporte para aprender a utilizar o imenso volume de informações para oferecer produtos corretamente ao consumidor, identificando suas necessidades e personalizando o relacionamento. “O uso correto da informação é o grande pilar da inovação”, afirmou, destacando que toda a tecnologia deve ser o suporte para prestar o melhor atendimento possível ao consumidor.

Kelly Lubiato e Lívia Sousa
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock