Ultima atualização 24 de junho

Seguros para obras de arte crescem mais de 400% no BB e Mapfre

Produto oferece desde apólices básicas, com coberturas para incêndios, a complexas, que garantem riscos como perda ou dano material por qualquer causa

exposição Salvador Dalí_CREDITO Robson Fernandjes  FOTOS PÚBLICAS 1

O interesse brasileiro por arte contemporânea cresceu. Segundo a revista inglesa The Art Newspaper, que recém-publicou a lista das exposições recordistas de público em 2014, o Brasil teve sete das 20 exposições mais visitadas, com destaque para a mostra Salvador Dalí. A exposição é patrocinada pelo Grupo BB e Mapfre e ficou em quarto lugar no ranking.

Desde 2013, quando a companhia trouxe ao País a exposição “Paris: Impressionismo e Modernidade”, a carteira de seguros para obras de arte alavancou 423%.“O seguro é item obrigatório no gerenciamento de coleções individuais e de museus, porque dão garantia de indenização em caso de algum dano acidental à obra, além de contribuir para o reparo do bem ou a compra de outro similar”, explica o superintendente executivo de Seguros Tradicionais do Grupo, Danilo Silveira.

Da catalogação à avaliação de riscos, transporte e manuseio, todo o processo que envolve as exposições é realizado por especialistas. “A rede de profissionais (incluindo, ainda restauradores, museólogos e especialistas em organização digital e física de patrimônios) e a capacidade de resseguro das obras são alguns itens que fazem as diferença entre as seguradoras que atuam nesse mercado”, afirma o executivo.

Atualmente, são oferecidas desde apólices básicas, com coberturas para incêndio; a complexas, que garantem riscos como perda ou dano material por qualquer causa, roubos, desde que as peças não estejam em processo de reparo, restauração ou retoque.

O seguro também vem sendo procurado por colecionadores privados, instituições culturais, museus e galerias, que buscam proteção para seu acervo. “Se comparado ao mercado internacional, as taxas praticadas no Brasil hoje já são competitivas e a conscientização sobre a importância do seguro e o grande interesse do brasileiro por exposições têm aumentado a demanda pelo seguro”, destaca Silveira.

 

Crédito foto: Robson Fernandjes/Fotos Públicas

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock