Ultima atualização 15 de junho

O preço do seguro é proporcional ao valor do meu imóvel?

Especialista do Grupo BB e Mapfre esclarece as principais dúvidas sobre a apólice

Seguro Residencial 1

Quanto devo pagar pelo seguro da minha casa? Como saber se o valor cobrado é justo? Quais coberturas são realmente necessárias? Muitos são os questionamentos sobre o seguro residencial. Apesar disso, grande parte das pessoas ainda não sabe que o custo da apólice não acompanha o preço do imóvel e pode ser contratado sem burocracia.

Segundo o diretor geral de Massificados do Grupo BB e Mapfre, Jabis Alexandre, o preço médio anual do seguro residencial é de R$ 260. “A precificação da apólice para imóveis considera o custo de reconstrução do local, em caso de incêndios, por exemplo, desconsiderando o valor do espaço no mercado imobiliário”, explica o executivo.

Então, como saber se o valor apresentado na cotação é justo? O corretor deve realizar um breve mapa de riscos do imóvel, considerando o valor de indenizações em caso de roubo, vazamentos, entre outras possíveis ocorrências.

“Uma dica importante é que o cliente deve ficar atento aos valores definidos para cada cobertura contratada e a quantidade de vezes que é possível acionar cada assistência”, orienta Alexandre.

Uma apólice básica contempla cobertura para incêndio, queda de raio, explosão e queda de aeronaves. Como é um contrato adaptado conforme o perfil do cliente e da região, é possível complementar com coberturas para roubo, danos elétricos, perda de pagamento de aluguel, responsabilidade civil, vendaval, entre outras.

A ampla oferta de benefícios tem impulsionado a busca pela proteção de imóveis residenciais. Em 2014, o mercado desse tipo de seguro registrou R$ 2,2 bilhões de prêmios emitidos, um crescimento de 13% sobre o ano anterior. Apesar disso, pesquisas apontam que apenas 5% das residências do país contam com algum tipo de proteção.

O seguro deve ser um item indispensável do orçamento doméstico. Além de oferecer apoio em casos extremos, como roubo, incêndios e vendavais, a apólice auxilia na economia, por meio das assistências gratuitas de chaveiro, encanador, eletricista e demais serviços.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock