Ultima atualização 25 de junho

Evolução de nichos do mercado

Evento sobre Linhas Financeiras, realizado pela Fenseg, mostra como a especialização de mercado tem ajudado os mais diversos profissionais

Produtos voltados às Linhas Financeiras podem ser mal interpretados por consumidores e o público em geral. Responsabilidade Civil, D&O, E&O, Linhas Profissionais. Todos esses nomes têm que ser aprendidos e cada um tem sua funcionalidade específica e para tratar sobre eles, a Fenseg realizou na última quinta-feira, 18, um evento com especialistas.
Um dos painéis tratou da necessidade de médicos realizarem a contratação do Seguro de Responsabilidade Civil, para que estejam protegidos em casos de processos. A Associação Brasileira de Direito Médico realizou um estudo sobre o mercado de saúde no judiciário durante os últimos 15 anos com cada um dos processos por erro médico, a partir dele, diversas constatações puderam ser feitas. “Seguro de RC Profissional é mais importante para o médico do que contratar qualquer outro tipo de seguro, como o de automóvel. O RC funciona como um repelente, não faz as ações aumentarem”, disse Dr. Raul Canal, membro da Associação.
Diversas podem ser as causas da judicialização de um serviço médico. A culpa pode ser por imperícia, imprudência ou negligência em processos administrativos ou ético-profissionais, além de correr em causa criminal ou cível. Nos anos aos quais se refere à pesquisa, o número de processos aumentos 1600% e isso se deve a fatores como a democratização de informações que faz com que o paciente busque em outras fontes, como a internet, informações sobre exames, diagnósticos e procedimentos em geral com aumento do nível de exigência. Além disso, outras questões também pesam como o acesso ao poder judiciário, associação de vítimas médicas, especialização de advogados.
No que diz respeito propriamente aos erros médicos, uma das causas apontadas por Canal para isso é a proliferação das escolas de medicina. Para ele, isso “precariza” as condições de ensino e o exercício da profissão, especialmente se combinada a falta de equipamentos e de investimentos.  Por isso, Canal alerta para a importância de contratar a apólice de RC Profissional para médicos.  “Não adianta o médico ser contra. O mercado muda. Não há pacientes, há consumidores. A segurança não é para que eles errem sem medo, mas para que não tenham medo de errar.
A apólice abrange as despesas de defesa, acordo judiciais, indenizações (pós condenação).  Carlos Berlfein, subscritor de Linhas Profissionais da Argo Seguros, lembra que os danos materiais, morais e estéticos são o gatilho para a reclamação do cliente e que cabe a seguradora pensar em maneiras de fazer acordos com os lesados assim que descobre o ocorrido, antes que vá para a ação judicial.
Os palestrantes lembraram que durante muito tempo o Conselho Regional de Medicina (CRM) foi contrário à contratação dessas apólices pelos médicos, pois acreditavam que isso banalizaria a profissão e faria com que a população perdesse a confiança no profissional, como se ele já estivesse pronto para errar. “Falta cultura preventiva. O Conselho era contra até ser processado. Conselheiros que eram contra, inclusive tinham seguro e sinistros.
“Quando os processos chegaram ao conselho e conselheiros, a mentalidade começou a mudar”, afirmou Talita Graccioli, da Zênite Assessoria e Consultoria. “O medo do conselho era porque muitos acham que se o juiz souber da apólice, irá condená-lo”, complementou o mediador do painel, Rodrigo Granetto, especialista em Linhas Financeira da Ace.
Mas para estar coberto, o profissional tem que estar atento. O fato gerador é o ato médico que resultará no dano ao paciente, mas o que conta para fins de processo é o reconhecimento do dano. Assim que o paciente percebe que foi lesado tem até cinco anos para entrar com o processo, por isso, Berlfein lembra que para ter a cobertura o médico precisaria ter a apólice tanto no momento do fato gerador quanto no do reconhecimento. “O RC profissional é relativamente novo e o mercado cresce muito. No Brasil, menos de 15% dos médicos tem seguro. É preciso expandir esse mercado”, finalizou o executivo.

Projetos Específicos

Mantendo certa semelhança com o RC, outro painel abordou a necessidade de apólices específicas para determinados projetos. São como as de RC ou D&O, porém destinadas a um cliente especifico e suas particularidades. Os ramos que mais contam com esse tipo de apólice hoje são o de engenharia e arquitetura, mas outros como advocacia, empresas contábeis e produtoras também podem proteger seus projetos, embora os dois primeiros sejam mercados mais amadurecidos nesse sentido.
O primeiro passo para distinguir essa apólice é saber que ela é totalmente independente da contratada como Responsabilidade Civil Geral. Essa por sua vez, abrange apenas um projeto específico e os danos que esse planejamento poderá causar no futuro. Por isso, o cliente precisa ser orientado quanto a necessidade de contratação, entre o que a apólice geral cobre e o que precisará de complementação com a específica.
“O projeto, a atividade de construção, contrata essa apólice por um período determinado e ela poderá ser acionada com base de ocorrência, não de reclamação. Ou seja, se não há sinistro durante o projeto, a apólice acaba e não cobrirá o que ficou para trás. É comum os erros serem reclamados depois e já não estarem mais cobertos, por isso é importante também contratar a de RC geral”, explicou Flávio Sá, coordenador de Linhas Financeiras da AIG.
Apesar do aumento da facilidade em pulverizar e transferir riscos, o que pode preocupar o mercado é o fato de que nesses ramos muitas vezes as empresas trabalham com subcontratados e não se atentam em saber se eles possuem algum tipo de seguro, em caso de sinistro. Quanto a isso, cada seguradora tem sua política de cobertura. “Algumas seguradoras pedem nomeação desses subcontratados, outras estipulam limites de cobertura e há ainda as que pagam fazem a cobertura sem maiores restrições”, afirmou o superintendente de Riscos Especiais da Liberty, Luiz Antonio Oliveira.
Cada incorporação tem atividades distintas com viés financeiro, é preciso identificar quais são os riscos exatos e a necessidade uma nova apólice. O aprimoramento de mercado tem sido um grande trunfo. O que os clientes precisam é ter a proteção que é exigida por muitas empresas, mas que se encaixem com suas necessidades. As apólices para riscos profissionais específicos são de curta duração, mas garantem mais tranqüilidade e saúde financeira a quem a contrata.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock