guincho 1

Corpus Christi 2015 – A Europ Assistance Brasil prevê um aumento de 40% nas chamadas durante os quatro dias de feriado prolongado. Para agilizar a prestação dos serviços, a empresa posicionará profissionais, como guincheiros e socorristas, em pontos estratégicos nas estradas, aumentando em 20% a frota disponível para atendimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, com foco nas regiões turísticas.

Segundo Ricardo Alexandre Santos, diretor de operações da companhia, os dias mais movimentados serão quarta-feira (3), domingo (7) e segunda-feira (8). “Pela pesquisa dos últimos três anos, notamos que, com exceção de emergências, as pessoas deixam para acionar a assistência logo após o término do feriado, por isso planejamos uma escala especial também na segunda-feira a fim de prestar um atendimento diferenciado”, afirma o executivo.

Levantamentos da Europ Assistance Brasil mostram que os problemas mais frequentes são panes elétricas ou falta de combustível, também conhecida como pane seca. Para evitar imprevistos e acidentes, Santos dá dicas de cuidados que as pessoas podem tomar antes de viajar:

Revisão do carro – Certifique-se de que a manutenção do veículo está em dia. Na revisão, é preciso verificar as condições das rodas, balanceamento e alinhamento de pneus, suspensão e peças que podem sofrer desgaste quando o carro percorre grandes distâncias, como rodas, pastilhas de freio, suspensão, balanceamento, molas e amortecedores, entre outros, a exemplo de triângulo, macaco e chave de roda que são itens obrigatórios, bem como fluidos de motor e freios.

Bagagem extra – Cuidado com o peso da bagagem e dos passageiros para não sobrecarregar o carro. Sobrepeso afeta a dirigibilidade, tempo de aceleração e frenagem do veículo.

Mecânico – Tenha sempre anotado o endereço completo da oficina mecânica de sua confiança, pois em caso de guinchamento do veículo, o automóvel pode ser levado ao estabelecimento de sua preferência.

Documento do carro – Além de estar com o documento do carro em dia, é preciso estar com ele no ato do guinchamento. É proibido por lei que o guincho realize uma remoção de assistência auto sem o documento do carro em mãos (essa regra não se aplica para retiradas por infrações de trânsito).

Seguro Viagem – Verifique a área de cobertura do plano de saúde, pois este pode não cobrir despesas médicas em outras cidades. Uma opção nestes casos é o Seguro Viagem. Há assistências que oferecem todo o auxílio necessário em diversas situações, sejam elas causadas por acidentes pessoais ou doenças súbitas e agudas.

Cansaço – Estatísticas mostram que entre 26% e 32% dos acidentes de trânsito no mundo são provocados por motoristas que dormem na direção. Eles são responsáveis por índices entre 17% e 19% das mortes no local do acidente, de acordo com o Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes da Unifesp. O motorista deve dirigir descansado. Em caso de cansaço, o melhor é parar e tirar um cochilo ou programar pernoite.

L.S.
Revista Apólice

Deixe uma resposta