Ultima atualização 15 de junho

Centro, Pinheiros e Butantã lideram roubos de celular na capital paulista

Levantamento de corretora mostra regiões e ruas com maior número de ocorrências na cidade

smartphones1

Pense duas vezes antes de usar o celular na Paulista. Segundo um levantamento da BemMaisSeguro.com, esta é a via com maior número de roubos e furtos de aparelhos em São Paulo. O estudo utilizou dados do site Onde Fui Roubado – baseados nos relatos de vítimas que registraram ou não o boletim de ocorrências – para descobrir as regiões e ruas da capital paulista onde esse tipo de crime é mais recorrente

grafico 1_

A pesquisa aponta que o Centro é o bairro com o maior número de registros, seguido por Pinheiros e Butantã, respectivamente. Depois da avenida símbolo da cidade, as ruas Consolação e Augusta concentram a maior parte dos roubos e furtos de celulares. “As regiões com grande aglomeração de pessoas e com maior poder aquisitivo são as mais visadas pelos assaltantes”, explica o presidente da companhia, Marcello Ursini.

Ainda de acordo com o estudo, 60% dos casos ocorrem durante a noite e o prejuízo médio com a perda do aparelho é de R$ 1.157. Segundo a empresa, 63% das pessoas já fizeram ou têm a intenção de fazer um seguro para o smartphone. “O celular passou a ser o bem de maior valor que as pessoas carregam consigo. Por conta disso, o seguro para o smartphone tornou-se uma proteção importante e cada vez mais procurada”, diz Ursini.

As opções básicas de seguro cobrem somente roubo e furto qualificado, mas existem proteções contra quebra acidental, queda de líquido e ligações não autorizadas.

A corretora também divulgou o levantamento com as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Metodologia

Estimativas oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam o crescimento no número de roubos e furtos envolvendo celulares no município de São Paulo, mas não informam onde estão concentradas estas ocorrências. Para detalhar os locais mais visados pelos criminosos, o levantamento analisou dados da plataforma colaborativa Onde Fui Roubado, que registrou 2.560 roubos de aparelhos entre maio de 2014 e abril de 2015.

O Onde Fui Roubado permite às vítimas registrarem sua denúncia – com recursos de geolocalização – por aplicativo ou web. A iniciativa ajuda a mapear o perfil de crimes envolvendo roubo de objetos nas principais cidades do país, com o intuito de chamar a atenção das autoridades e usar as informações como forma de prevenção. Ao longo de dez anos, o site já registrou 50 mil denúncias em todo o Brasil.

O que fazer caso seja vítima de um roubo

– Nunca reaja;
– Bloqueie o chip do celular com a sua operadora;
– Faça um boletim de ocorrência online ou na delegacia mais próxima;
– Solicite o bloqueio do IMEI com a operadora, após fazer o B.O. O número pode ser encontrado na nota fiscal do aparelho;
– Caso tenha seguro, acione-o para ressarcir seu prejuízo.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO