Ultima atualização 14 de maio

Disputa por exposição de marca no Allianz Parque

Na estreia do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, CBF determinou que a exposição da marca deveria ser coberta em pontos estratégicos

No último sábado, 8, o Palmeiras fez sua estréia no Campeonato Brasileiro, contra o Atlético Mineiro, e um impasse sobre patrocínio veio à tona. Desde abril de 2013, a seguradora Allianz fechou um acordo de R$ 300 milhões com o clube pelos naming rights da nova Arena. No entanto, pelo contrato de transmissão dos jogos, a CBF determinou que o nome da companhia seguradora fosse coberto durante a partida. O clube só poderia exibir propaganda da seguradora a partir da segunda linha da arquibancada. O problema encontrado foi que a EA Sports, empresa responsável pela operação da partida tanto pela CBF quanto pelo clube, entendeu que todos os locais onde a marca Allianz aparecia deveriam ser cobertos. Depois ficou esclarecido que o que deveria ser coberto eram apenas alguns locais estratégicos que constavam em contratos com a companhia responsável pela transmissão e os demais patrocinadores da disputa.

Na realidade, de acordo com contratos assinados pela CBF, os patrocinadores do campeonato têm prioridade sobre patrocinadores apenas da arena na exposição da sua marca.

A Allianz investe no futebol e, no Brasil, a arena brasileira é o maior investimento da seguradora no País até o momento. Por contrato, a marca Allianz Parque permanecerá por 20 anos, pelo menos, com possibilidade de prorrogar por mais dez. Pelo mundo, a Allianz patrocina outros clubes, como é o caso do Bayern de Munique, e não encontra grandes problemas. O mercado esportivo europeu é mais desenvolvido e aposta mais em patrocínio do que o mercado brasileiro, mas a Allianz aparenta não ter se abalado pelo acontecimento e entendido que o investimento em longo prazo poderá ser lucrativo e passar por cima das burocracias existentes hoje no País.

Procurada pela Revista Apólice, a companhia, em nota oficial, informou:

“A Allianz Seguros entende que o episódio ocorrido durante o jogo Palmeiras e Atlético-MG, no último sábado, faz parte de um processo de amadurecimento do mercado brasileiro sobre os naming rights em arenas. Em países da Europa e nos Estados Unidos, onde nomear arenas já é algo comum, não ocorre mais esse tipo de questão, mas, no início, os patrocinadores passaram por situações similares às do último sábado. O Allianz Parque é um investimento de longo prazo e de sucesso para a companhia.”

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock