Ultima atualização 28 de maio

CNseg certificará colaboradores do mercado

Programa visa acelerar o progresso profissional dos colaboradores do setor e sistematizar o conhecimento específico do mercado segurador, associando teoria à prática

Com enfoque na educação continuada do mercado segurador e no reconhecimento da qualificação técnica dos profissionais brasileiros, a CNseg lançará, em outubro deste ano, a Certificação Profissional CNseg (CPC). O programa tem como objetivo acelerar o progresso profissional dos colaboradores do setor e sistematizar o conhecimento específico do mercado segurador, associando a teoria à prática.

“A nossa meta é validar as habilidades, reconhecer formalmente os conhecimentos dos colaboradores do setor de seguros, bem como melhorar a produtividade”, explica a diretora executiva da Confederação, Solange Beatriz Palheiro Mendes, ressaltando que a certificação não é obrigatória, mas seu reconhecimento pelo mercado será um diferencial na competitividade do profissional. Ela avalia ainda que a iniciativa reforça as diretrizes da entidade em alinhar o Brasil a mercados que possuem uma indústria do seguro mais desenvolvida, como os Estados Unidos e a Inglaterra, e a outros com um patamar de desenvolvimento semelhante ao nosso, como é o caso da Índia.

A CNseg será a entidade certificadora do Programa e a realização dos exames, elaboração, aplicação das provas e divulgação dos resultados ficarão a cargo da Funenseg. Rio de Janeiro e São Paulo serão as primeiras capitais a passarem pelo exame de avaliação, previsto para o dia 21 de outubro, e os candidatos serão testados em cinco aspectos (estrutura do Sistema dos Seguros Gerais, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Saúde Suplementar; aspectos Legais e Regulamentares; ética, Ouvidoria, Aspectos Contábeis e Financeiros e Controle Interno; operações de Seguros; e canais de Distribuição de Seguros.

“O CPC1 tratará de uma visão geral do mercado, dos princípios técnicos que regem o seguro, previdência privada, saúde suplementar e capitalização, dos aspectos legais e regulamentares, da legislação, dos normativos da Susep e da ANS e, por fim, de como funciona o mercado”, observa Solange, enfatizando que a especialização e a certificação do mercado de seguros já são bastante sedimentadas em outros países.

O exame terá 50 questões de múltipla escolha. Para obter o CPC1 nível pleno, o candidato deverá alcançar 70 pontos no total das cinco disciplinas, exigindo-se o mínimo de 60% de acertos em cada uma. A nota global corresponderá à soma dos pontos obtidos em cada disciplina, já multiplicadas pelos pesos respectivos. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 17 de agosto e 18 de setembro, pelo site da Funenseg (http://www.escolanacionaldeseguros.com.br/).

Ensino à distância

Visando o desenvolvimento das competências específicas para o mercado segurador, a Funenseg e a CNseg lançarão, em 2016, o programa em formato e-learning. “A importância do programa é um marco em termos de melhorar a qualificação no mercado de seguros. A partir do momento em que você consegue avaliar o conhecimento de uma forma objetiva, você vai perceber quais são as áreas que precisam de mais treinamento”, avalia a diretora de Ensino Técnico da Funenseg, Maria Helena Monteiro, acreditando que o aumento da empregabilidade será um dos impactos mais importantes para o mercado, além da qualificação.

“Para exercer certas funções a pessoa precisa ser certificada. Acredito que vamos evoluir para isso, como aconteceu no mercado financeiro”, referindo-se ao que aconteceu à Anbima, há 15 anos, com a certificação dos profissionais do mercado financeiro.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO