Ultima atualização 15 de abril

Uma foto do resseguro

Segundo presidente da Terra Brasis Re, hoje se retém menos risco no País. No entanto, é preciso melhorar as práticas do mercado de resseguros

kelly 11

4º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro – Um mercado de R$ 9 bilhões, que cresce em média 9% ao ano. Este é o cenário do setor de resseguros no Brasil, apresentado pelo presidente da Terra Brasis Re, Paulo Eduardo de Freitas Botti (foto), ressaltando que hoje se retém menos risco no País, o que é um bom sinal. O IRB-Brasil Re detém 50% do negócios de resseguro e a solvência do mercado brasileiro é de 1 para 1, para cada real de prêmio bruto há um real de capital, o que é uma boa relação, segundo Botti.

São 119 companhias atuantes. 36 dos 40 maiores grupos resseguradores mundiais têm operações por aqui. O mercado gera 700 postos de trabalho, sendo que 90% das pessoas empregadas possuem nível superior.
Botti apresentou sugestões de pontos que poderiam melhorar no futuro, como ajustes na regulamentação em relação aos procedimentos contábeis, processos FIP, a retrocessão (que é um ponto que a Susep precisa regulamentar), enfim, pontos que têm importância muito grande e podem impedir a internacionalização das seguradoras.

É preciso melhorar as práticas do mercado de resseguros, como solicitar que resseguradoras locais declinem aceitação de riscos para colocá-los no exterior, oferecendo ou não vantagens em negócios futuros. “O pior é o ressegurador aceitar fazer isso”, lamentou Botti.

“Mudanças são bem-vindas e necessárias. Mudanças bruscas, como já aconteceram e práticas ruins, como já aconteceram e ainda acontecem, colocam em risco não só o resseguro, mas o mercado local de seguros corporativos”, avisou o executivo.

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock