05/07/2022

Programa Porteiro Amigo do Idoso começa na próxima terça em SP

Casal-de-idosos-sorriso1

O Grupo Bradesco Seguros organiza, no próximo dia 28, a primeira turma de 2015 do programa “Porteiro Amigo do Idoso” na cidade de São Paulo. Gratuita, a ação visa capacitar o porteiro – apontado como “o melhor amigo do idoso” em pesquisa realizada pelo Grupo Segurador com cidadãos da terceira idade – a atuar de forma preventiva na resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para a segurança, autonomia, mobilidade e independência da população longeva.

Lançado há cinco anos em Copacabana (RJ), o programa chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis (SP). Além da capital paulista, agora se estende ao interior do Estado – Campinas, Ribeirão Preto e Santo André –, e também em Minas Gerais e Espírito Santo. Até o momento, já foram capacitados mais de 650 profissionais. Para 2015, estão previstas 45 turmas, com até 25 participantes cada, totalizando 1.125 porteiros – aproximadamente o dobro dos treinados até agora.

Durante as oficinas de capacitação, em 12 horas de aulas distribuídas ao longo de três dias, os porteiros aprendem a se colocar no lugar dos idosos e a lidar com situações comuns para quem convive com pessoas longevas. Para isso, a oficina promove uma vivência utilizando óculos para dificultar a visão e pesos nos pés e nas mãos, entre outros artifícios, de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

L.S.
Revista Apólice