Ultima atualização 06 de abril

Cartilha mostra o seguro de automóveis para consumidores

Iniciativa faz parte das ações realizadas pela CNseg e FenSeg com foco em Educação Financeira

Com o objetivo de esclarecer e simplificar o entendimento do seguro de automóvel, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg)  estão lançando a cartilha “Entenda o seu Seguro de Automóvel”. Esta é a primeira de uma série de cartilhas que irão abordar os diferentes ramos do mercado de seguros e faz parte das ações realizadas pelo setor de seguros com foco em Educação Financeira.
O Diretor Executivo da Fenseg, Neival Freitas, ressalta que o objetivo da ação é “desburocratizar e tornar mais amigável a linguagem de seguros”. Ele lembra que a cartilha “traz dicas que vão além do seguro de automóvel. É a preocupação com a segurança do consumidor.” Neival reforçou ainda a responsabilidade do corretor de seguros e destacou a importância de procurar um profissional habilitado antes de fechar negócio. “O papel do corretor é fundamental e vai ajudar o cliente a identificar suas necessidades antes de contratar um serviço. É necessário que ele esteja a par de quaisquer alterações nas informações fornecidas pelo cliente no momento da contratação de um seguro. É importante também verificar se a seguradora tem registro na Superintendência de Recursos Privados (Susep)”, finaliza.
A cartilha segue uma ordem precisa para esclarecer passo a passo as dúvidas dos segurados. A primeira informação trata sobre as ofertas de seguros propostas pelo mercado, explicitando sua cobertura, perfil e vantagens.  Em seguida, a cartilha fala sobre os serviços oferecidos pelas seguradoras, como assistência residencial, descontos e assistência 24 horas. Lembrando ao segurado que a contratação de serviços à parte é absolutamente opcional, o texto pondera junto ao segurado as adequações de cada novo tipo de serviço às suas necessidades.
Outra questão que levanta muitas dúvidas em quem deseja adquirir um seguro é o quanto isso pesará no bolso. Pensando nisso, a cartilha mostra ao interessado o que é considerado no cálculo do seguro. Nesse ponto, outro esclarecimento relevante diz respeito à fraude no seguro, que é crime e prejudica os próprios segurados.
A cartilha também esclarece quais são os direitos e deveres de quem adquirir um seguro de automóveis. Dúvidas sobre aceitação, documentação, indenização, cancelamento e necessidade de reparos e consertos são explicadas, mostrando como proceder em cada caso. Sobre os deveres, o texto lembra a necessidade de estar em dia com o pagamento do seguro, conservar o veículo por meio de revisões periódicas, informar mudanças nas informações fornecidas no momento da contratação do seguro e como proceder em caso de roubo ou furto.
Além de esclarecer pontos sobre os seguros de automóveis, a cartilha traz ainda dicas para o conforto e prevenção dos segurados. As maiores preocupações são como os donos dos veículos devem proceder antes de uma viagem de carro ou em caso de alagamento. Assim como os cuidados que devem tomar para evitar roubos, furtos e acidentes.

A cartilha pode ser conferida no link file:///C:/Documents%20and%20Settings/COMPUTADOR/Meus%20documentos/Downloads/Cartilha%20Enteda%20o%20seu%20Seguro%20de%20Automovel%20-%20mar_2015.pdf.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock