Ultima atualização 30 de março

Vendas de imóveis e veículos podem recuperar desempenho com planos de consórcio

Em janeiro passado, modalidade bateu seu recorde histórico de participantes ativos

moedas com mão

O cenário econômico de 2015 segue da maneira como encerrou 2014, com aumento das taxas de juros e maior dificuldade para liberação de crédito no mercado. Alguns segmentos tiveram queda de desempenho, como nas vendas de carros, e só não foi pior porque o mercado encontrou a solução no sistema de consórcio: sem juros e sem muita burocracia e exigências para aprovação dos contratos.

De acordo com o superintendente da Porto Seguro Consórcio, William Rachid, os resultados da empresa demonstram o crescimento da modalidade. “No último trimestre de 2014, as receitas totalizaram R$ 53 milhões, crescimento de 14%, resultado do aumento no número de clientes e do crescimento das vendas de produtos com maior ticket médio”, declara o executivo.

Ao longo deste ano, o cenário deve ser positivo também em imóveis. “A restrição de crédito faz o mercado buscar alternativas, e assim como no setor automotivo, o segmento imobiliário começa a contabilizar negócios através das cartas de crédito, aproveitando o momento em que o preço dos imóveis registram menor índice de aumento, além dos descontos concedidos em boa parte dos empreendimentos”, diz Rachid.

A possibilidade de utilizar o FGTS para ofertar lances, complementar a carta de crédito ou amortizar o saldo devedor é outro atributo que destaca o consórcio, já que aumenta as chances de contemplação. “O cliente passa a adquirir um bem de maneira estudada e planejada, além de reduzir riscos com impulsividade e descontrole financeiro”, informa Rachid.

Dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac) mostram que os consórcios representaram 13,5% do total comercializado em 2013. Já em 2014, o número saltou para 17,1%, aumento de 27% na participação. O número de contemplados no ano passado foi de 468,5 mil, contra 397 mil em 2013. Em janeiro de 2015, o setor bateu seu recorde histórico de participantes ativos, que somaram R$ 6,2 milhões em todo o País, 7,4% maior que o mesmo mês do ano passado.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock