24/05/2022

Setor de óleo e gás utiliza telemetria para monitoramento de frota

petroleo-gas

A cada ano, novos segmentos incorporam as soluções de telemetria e uma das áreas que passou a investir na tecnologia é a de energia, como as empresas que atuam no mercado de óleo e gás.

Uma delas é a Transmagno, empresa especializada na prestação de serviços portuários e correlacionados domo transporte de equipamentos Offshore, cargas em regime aduaneiro e container, que passou a ser atendida pela Mix Telematics.

A medida começou em 2013, quando a Transmagno iniciou a revisão do processo de gestão de frota e implementou sistemas e aplicativos para visualizar, em tempo real, os veículos da frota por meio de um smartphone.
Segundo o coordenador de logística da Transmagno, Roberto Nascimento, dessa maneira ficou mais fácil analisar a localização do veículo em relação ao evento e, assim, os gestores podem orientar outra rota, enviar um apoio ou negociar o tempo de entrega da carga com o cliente.

“Temos um total de 337 equipamentos instalados e, em 2015, temos um projeto de instalar a solução em nossas empilhadeiras e guindastes”, diz Nascimento.

De acordo com Luiz Munhoz, diretor da MiX Telematics, o projeto foi desenvolvido com base na necessidade do cliente e as soluções utilizadas fornecem as informações necessárias para que eles reduzam custos e otimizem as operações. “Isso gera diferencial competitivo e possibilidade de mais operações”, conclui o executivo.

L.S.
Revista Apólice