Ultima atualização 02 de março

Seguros de transportes oferecem cobertura adicional em casos de greves

Contratação garante reparação em casos de perdas e danos à carga transportada em eventos do gênero

caminhões

A paralisação dos caminhoneiros pode se tornar um grande problema, já que a situação afeta a cadeia logística de mercadorias, provocando desabastecimento no País – sobretudo de combustíveis, gás de cozinha, alimentos perecíveis e medicamentos.

Normalmente, alguns ramos de seguros consideram as perdas e danos sofridos por manifestações, greves, tumultos, comoções civis, perturbações de ordem pública, entre outros, como riscos excluídos das apólices. Porém, o seguro de transportes possibilita a inclusão de cobertura adicional para eventos do gênero.

De acordo com Ricardo Guirao, diretor de transportes da consultoria e corretora de seguros Aon, a contratação da referida cobertura garante aos embarcadores a reparação em casos de perdas e danos à carga transportada.

“Para ter a máxima segurança, o segurado deve sempre gerenciar os prazos de términos de cobertura automática de sua apólice e comunicar com antecedência à seguradora, antes do vencimento, a fim de negociar a extensão da cobertura até o final da viagem”, alerta o executivo.

Segundo Guirao, a cobertura adicional de greves também não garante a prorrogação dos prazos de forma automática aos embarques com destino ao exterior e que ainda não tenham sido entregues ao importador.

“Enquanto perdurar a greve e a mercadoria não estiver sido entregue ao destinatário final, as empresas devem ficar atentas com a data de vencimento da apólice”, argumenta o diretor.

No caso do seguro de responsabilidade civil dos transportadores, Guirao explica que o mercado segurador não disponibiliza cobertura para perdas e danos à carga transportada provenientes de greves, lock-out, tumultos, motins, arruaças, desordens e quaisquer outras perturbações da ordem pública.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO