Ultima atualização 19 de março

Lucro do Grupo Mapfre cresce 11,8% em 2014

Foi realizada, no dia 13 de março, em Madri, a Assembleia Geral de Acionistas da Mapfre. O presidente do grupo, Antonio Huertas, apresentou os resultados de 2014 para um auditório lotado. O lucro do Grupo ficou em 845 milhões de lucro, com incremento de 11,8% em relação a 2103, em moeda constante. Segundo o presidente, estes são os maiores resultados da história da companhia. As receitas consolidadas aumentaram 1,8% em relação a 2103, atingindo 26 bilhões de euros. O índice consolidado das operações de não-vida ficou em 95,7%.
Os prêmios da área de não-vida aumentaram apenas 0,8% em relação ao ano anterior, ficando em 16 bilhões de euro, mas os prêmios de vida tiveram incremento de 7,8%, chegando a 5,9 bilhões de euros. O total de prêmios foi de 22,4 bilhões de euros, um incremento de 7,7%  em relação a 2103.
O patrimônio líquido do Grupo ficou em 11,6 bilhões de euros, um acréscimo de 1,5 bilhão de euros em relação à 2013, quando o valor ficou em 9,8 bilhão. O total dos ativos administrado pelo Grupo também melhorou, com 67 bilhões de euros em 2014, aumento de 18,3% em relação a 2013. As operações do Grupo estão divididas em operações de seguros, resseguros, riscos globais e serviços de assistência. Em 2014, o grupo pagou em impostos 27,4% de seus resultados. “A rentabilidade média de 2104 foi de 4,7%, o que é excelente em termos de investimentos”, acrescentou Huertas.
Os negócios de seguros tiveram incremento de 21,1% nos resultados do Grupo, significando 2,2 bilhões de euros. Os bons resultados da operação no Brasil foram muito citado durante a Assembleia, pois houve um esforço para diminuir custos e adequar os processos. O país representa 14,3% das operações do Grupo, atrás apenas da Espanha.
O Brasil teve desempenho importante nos resultados do Grupo, pois apenas no ramo vida, em parceira com o Banco do Brasil, aumentou seu lucro em 48,2%.
O destaque na operação europeia foi a aquisição da empresa britânica de vendas online de seguros de automóveis Direct Line, com operações na Itália e na Alemanha. “Isto significou um aporte de prêmios de 714 milhões de euros, com 1,6 milhões de cliente a mais. É uma ação que contribui com nossa proposta de dobrar de tamanho na Europa nos próximos cinco anos”, enfatizou Huertas. Nos Estados Unidos, a Mapfre iniciou sua operação no mercado de seguros de automóveis, com prêmios de US$ 120 milhões em 2014.
Foi proposto o pagamento de 431 milhões de euros em dividendos, 16,7% a mais que no ano anterior.
O Grupo Mapfre está operando vendas online através da empresa Verti nos Estados Unidos e no Chile, entretanto a companhia não iniciará este tipo de operação no Brasil.

Durante a reunião, o presidente do Grupo respondeu a todas os questionamentos dos acionistas, que foram desde decisões judiciais até a eleição de conselheiros prestes a se aposentar, participação de mulheres no corpo de colaboradores e dirigentes, investimentos em alguns países etc.

Huertas agradeceu o apoio dos acionistas e falou sobre as novas expectativas do Grupo. Promovemos as linhas de trabalho e temos planos concretos de melhoria para o próximo ano. “Vamos continuar trabalhando para conseguir resultados ainda melhores e 2015 será um ano em que queremos aumentar o rendimento para os acionistas. Também queremos continuar na liderança de seguros na Espanha e na América Latina”.

Ele apontou que o crescimento mundial do PIB em 3,3%, a queda do peço do petróleo, a ausência de tensóes inflacionarias e as instalbilidades geopoliticas. Estes pontos devem influenciar no desenvolvimento dos próximos três anos da empresa. Ele mostrou que  o inicio da recuperação da economia espanhola, com previsão do crescimento do PIB de 2,5% em 2015, impactará nas vendas.

Kelly Lubiato, de Madri
Revista Apólice

 

 

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock