Ultima atualização 18 de março

CIST recebe especialista em Prevenção de acidentes com amarração adequada de cargas

Rubem Penteado de Melo abordou o tema no primeiro almoço-palestra de 2015 do Clube

CIST 1

O Clube Internacional de Seguros de Transporte (CIST) recebeu, em seu primeiro almoço-palestra de 2015, o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo. No evento, realizado no dia 12, ele falou sobre “Amarração de cargas e prevenção de acidentes”.

O palestrante relatou que há muitos problemas com amarração de carga, basicamente por não se tratar o assunto com a devida seriedade e ajuda de especialistas.

“Não encaramos a amarração de cargas como ‘ciência’, mas como conhecimento basicamente empírico. As ‘técnicas’ de amarração são 100% baseadas na prática do dia-a-dia, e via de regra, informal (sem registro), delegada exclusivamente aos caminhoneiros. Também faltam acessórios e veículos especializados, e a atividade é cercada de mitos, como absurdos do tipo: carga pesada não precisa amarrar. Aí acontecem graves acidentes”, explicou.

Melo apresentou estudos de engenharia que devem ser levados em conta, como as forças envolvidas, quanto o peso da carga colabora em sua retenção, e se a carga pode tombar. É preciso conhecer as relações entre as dimensões da carga (altura, largura e comprimento) e ter cuidados extras com cargas especiais. É preciso ter técnica, contando com ajuda de especialistas que, como ele, oferecem treinamento institucional e operacional na área de transporte.

Compareceram ao encontro 74 profissionais do mercado de seguros de transportes, entre corretores, seguradores e representantes de empresas prestadoras de serviço. Na ocasião, foi realizada ainda a cerimônia de posse de três novos associados do CIST: Diego Zanini e Christian Arakati, da Lockton Brasil; e Etso Jose Mantagnoli, da SP Risk.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO