Ultima atualização 06 de fevereiro

Sincor-SP ajuda corretores de seguros na interpretação da Circular 510/15

Novas regras unificam normas anteriores ao incluir corretores de seguros especializados em previdência e capitalização

sincor-sp

O Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) publicou uma análise da Circular 510/15. Emitido em janeiro pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as novas regras unificam normas anteriores ao incluir também os corretores de seguros especializados em previdência e capitalização, além de esclarecer procedimentos relacionados com a rotina da categoria.

A análise técnica e a interpretação da normativa foram feitas em conjunto por Octavio Milliet, ouvidor do Sindicato, e Alexandre Fiori, chefe do Departamento Técnico da entidade. “Esse trabalho é muito útil, reforçando a missão do Sindicato no sentido de desenvolver estudos aprofundados das novidades regulatórias, administrativas e operacionais que impactam na atuação do corretor de seguros”, afirma o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.

Entre os pontos mais relevantes, destaca-se o artigo que ratifica a importância do corretor de seguros para a cadeia produtiva do setor, ampliando a responsabilidade dos profissionais que agora deixam de ser meros intermediários para atuar efetivamente como gestores dos contratos.

O trabalho desenvolvido pelo Sindicato ainda chama a atenção para outros pontos. A Circular deixa clara a distinção no registro entre pessoas física e jurídica. Para os corretores que atuam como pessoa física, a Susep exige a cópia digitalizada do comprovante de aprovação no Exame Nacional de Habilitação Técnico-Profissional do Corretor de Seguros. No caso da pessoa jurídica, é necessária a cópia digitalizada do ato constitutivo, contrato ou estatuto social.

O parágrafo 3º, item I do artigo 12, isenta o corretor com receita inferior a R$ 25 mil da obrigação de escriturar as propostas de seguros em registro próprio. “Trata-se de um fato inovador que vai aliviar parte dos corretores de mais esse encargo”, explica Milliet. Já o artigo 4º traz a obrigatoriedade de figurar a expressão “corretor(a) de seguros” ou “corretagem de seguros” na denominação social e nos sítios eletrônicos.

Por fim, a análise ressalta o artigo 19, estabelecendo que a comissão só pode ser paga ao corretor de seguros que assina a proposta, bem como o artigo 20, que revogou o termo “agências”. O Departamento Técnico do Sincor-SP avalia que a exclusão faz sentido uma vez que o entendimento jurídico do termo “agência” reporta-se a contrato entre o representante (agente) e a seguradora (outorgante).

A análise do Sincor-SP pode ser conferida integralmente na página http://goo.gl/p8Kz2o.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock