Ultima atualização 27 de fevereiro

Cuidados com a saúde bucal

Diretor do Inpao Dental esclarece dúvidas e dá dicas para o dia a dia

bg21

Ainda há confusão sobre o que é ou não adequado quando o assunto é a saúde bucal. Alguns cuidados simples, como a escolha da escova certa e a forma de escovar os dentes, são motivos constantes de dúvidas. José Henrique de Oliveira, cirurgião-dentista e diretor do Inpao Dental, esclarece o que é correto.

Escove os dentes sem fazer força e com movimentos circulares
A forma correta de escovar, associada a uma escova adequada, é que farão toda a diferença na sua higiene bucal. O ideal é que a escova toque a superfície dos dentes em um ângulo aproximado de 45 graus. Depois, faça movimentos circulares e vibratórios em cada um dos dentes.

Prefira escovas com cerdas maciais
As escovas possuem cerdas macias, médias e duras. Prefira as primeiras, porque elas possuem uma flexibilidade maior para limpar os dentes e machucam menos as gengivas, ao contrário, por exemplo, dos modelos com cerdas duras. Com o passar do tempo, a rigidez dessas fibras pode desgastar o esmalte dental e/ou causar retração gengival.

Utilize pouco creme dental
O tamanho de uma ervilha é a quantidade de creme dental suficiente para fazer a limpeza dos seus dentes. Evite os cremes dentais abrasivos, porque sua composição química pode tornar os dentes mais sensíveis.

Escove os dentes sempre após as refeições
Mais importante que a quantidade de vezes é o momento certo para fazer a limpeza dos dentes. Por isso, a escovação precisa ser feita ao menos três vezes por dia, sempre após as refeições, durante pelo menos três minutos.

Escove sempre a região entre os dentes
Esse é o lugar em que as cáries e doenças gengivais normalmente começam. Para resolver isso, utilize uma escova interdental e/ou o fio dental diariamente. Em ambos os casos, o princípio é o mesmo: menos força possível e mais atenção nos movimentos que estão sendo realizados.

Use enxaguatórios bucais de forma consciente
O enxaguante é um produto antisséptico e é utilizado para auxiliar nos cuidados de prevenção. Seu uso deve ser solicitado pelo dentista e a utilização pode variar de pessoa para pessoa. Vale lembrar que alguns enxaguantes possuem álcool em sua composição, o que não é recomendado.

Troque sua escova periodicamente
Escovas velhas e desgastadas não contribuem em nada na sua saúde bucal. Em primeiro lugar porque nesse estado elas não conseguem mais fazer a limpeza de forma eficiente. Em segundo, é natural que as pessoas “tentem compensar” essa deficiência do material aplicando mais força no cabo da escova durante a escovação, o que também precisa ser evitado.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock