Ultima atualização 05 de fevereiro

Como gerenciar riscos no setor de transportes

Executivo da Buonny explica a importância da operação para reduzir perdas e danos no segmento

carga 1

O gerenciamento de riscos busca identificar e neutralizar os diversos fatores que, juntos, podem resultar em uma perda, seja patrimonial ou até mesmo de uma vida. É o que diz Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny Projetos e Serviços.

O executivo explica que, no setor de transportes, um dos mais promissores no Brasil, o serviço tornou-se indispensável para as operações logísticas, pois busca minimizar qualquer perda ou dano e, por conta disso, algumas ações são importantes neste processo.

A análise do perfil do motorista, por exemplo, é essencial para conhecer quem está levando uma determinada carga. A ação detalha o tipo de mercadoria que o profissional transporta habitualmente, região que atua, histórico dos trajetos, sinistros, referências profissionais, entre outros aspectos. Uma série de informações junto às características de cada embarque possibilita classificar o profissional mais adequado para cada viagem.

Já o plano de rotas identifica os locais de risco potencial ao longo dos trajetos e indica os pontos seguros de parada a fim de evitar exposição a roubos e acidentes.

Os rastreadores ajudam a evitar e solucionar crimes, o que pode evitar perdas altíssimas para a empresa. Mas Buonavoglia frisa que é importante saber qual a tecnologia a ser usada em cada operação.

Por fim, a central de monitoramento dos veículos, na qual utiliza-se da tecnologia embarcada para o controle e segurança das viagens. É ela também a responsável por criar um histórico das viagens, que se transformam em informações importantes para localização e recuperação de mercadorias roubadas.

Apesar de várias etapas do processo serem automatizadas, ainda é o ser humano o responsável pela operação. O treinamento de cada profissional é fundamental. Seja para orientá-lo sobre os recursos da tecnologia embarcada, como viabilizar o entrosamento do motorista com a central de monitoramento nas ações de prevenção e disciplina para minimizar as perdas em caso de sinistro.

“Com essas ações, o gerenciamento de riscos auxilia a transportadora a cumprir o compromisso de entrega das mercadorias ao seu destino, ao embarcador a preservação da marca e a manutenção do seu market share, e à seguradora, possibilita o equilíbrio do índice de sinistros e prêmios, viabilizando melhores taxas de seguros. Assim, a qualidade da operação depende do nível de gerenciamento implantado”, conclui o executivo.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO