enchente1

A Tokio Marine preparou algumas dicas para os motoristas evitarem problemas no período das chuvas, como o perigo de colisões e de estragos provocados por alagamentos, que aumenta nesta época.

Alexandre Vieira, diretor de sinistros da seguradora, a primeira e mais importante recomendação para que os motoristas evitem problemas em dias de chuva é fugir dos pontos que costumam alagar. “Normalmente, as regiões com maior incidência de alagamentos são partes mais baixas, próximas a rios e córregos. Outro conselho importante é jamais tentar trafegar por uma via alagada”, orienta o executivo.

Para Vieira, é melhor aguardar um tempo esperando a água escoar do que correr o risco de ter um grande prejuízo com o carro. Mas, se por acaso acontecer do veículo ficar submerso, mesmo que parcialmente, o condutor não deve dar partida no motor. “A recomendação é deixar o carro desligado no local, procurar um lugar seguro para se abrigar e, quando a água baixar, chamar um guincho e levar o veículo para uma oficina mecânica”, explica ele.

No caso das colisões ocasionadas pela pista molhada em dias de chuva, o diretor ainda faz observações importantes. “Alguns cuidados simples são fundamentais para evitar as colisões em dias de chuva, como diminuir a velocidade e manter distância do carro da frente. Importante, também, é acender os faróis e nunca utilizar o pisca alerta com o veículo em movimento, para não confundir os outros motoristas. Caso a chuva esteja atrapalhando a visibilidade, o melhor mesmo é parar o carro em local seguro e esperar”, diz.

De acordo com o executivo, o cuidado com a manutenção do veículo é fator decisivo na prevenção de acidentes, inclusive em períodos de chuva. E para minimizar os riscos, ele indica algumas providências fundamentais, como estar sempre de olho em alguns itens do veículo.

“É responsabilidade do condutor verificar, por exemplo, as condições das palhetas do limpador de para-brisas e dos pneus. Palhetas secas deixam resíduos que acabam comprometendo a visibilidade do motorista. E pneus lisos ou com sulcos abaixo do limite prejudicam o escoamento da água, com perda de aderência ao asfalto e risco de aquaplanagem. O motorista deve atentar, também, para os freios, outro item de segurança que precisa estar em ordem em dias de chuva”, conclui.

L.S.
Revista Apólice

Deixe uma resposta