Ultima atualização 07 de janeiro

FenaSaúde apoia novas regras sobre parto

Planos de saúde têm 180 dias para se adaptar as modificações

baby1

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) seu posicionamento a respeito das novas regras sobre parto, divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre as medidas estão a ampliação do acesso da gestante à informação, a obrigação das operadoras saúde a fornecerem um histórico da gestante com as informações completas de todo pré-natal e o registro dos dados relativos à evolução do parto em um partograma. Os planos de saúde têm 180 dias para se adaptar às modificações.

A entidade reforça o apoio às novas regras, informando que, em 2012, aproximadamente 56% dos partos normais na saúde suplementar foram feitos por meio de planos das afiliadas à FenaSaúde. Em seu comunicado oficial, a FenaSaúde diz ainda que é importante destacar que a decisão médica por parto normal ou cesariana deve considerar, prioritariamente, o risco para mãe e bebê. Se o parto normal não oferecer ameaça à parturiente e ao nascituro, esta é sempre a melhor alternativa.

O número de partos normais no Brasil ainda é baixo, mas cresceu cerca de 20%, entre 2011 e 2012, considerando partos por planos e seguros de saúde. Essa expansão reflete diretamente o apoio das operadoras associadas às políticas de incentivo ao parto normal. Na Medicina, existem diretrizes claras e que devem ser seguidas diante da necessidade de parto cirúrgico. Vale destacar que as associadas à Federação seguem estritamente as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Antes de o assunto ser colocado em pauta pelo Ministério da Saúde e pela ANS, a Federação já havia lançado o Guia da Gestante. A publicação traz 46 perguntas e respostas para auxiliar as futuras mães a terem mais conhecimento sobre contratação do plano de saúde, coberturas, gestação, tipos de parto e nascimento do bebê. O guia é gratuito e pode ser acessado na página www.fenasaude.org.br/fenasaude/publicacoes/.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO