Ultima atualização 07 de janeiro

Estadia em casa de veraneio requer cuidados

De acordo com executivo da Allianz Seguros, número de roubos e furtos nestes locais aumenta cerca de 10% durante o verão

casa1

O número de roubos e furtos em casas de veraneio aumenta cerca de 10% durante o verão, aponta o diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros, Laur Diuri. Entre os métodos praticados pelos ladrões estão utilizar mulheres e crianças para observar os moradores, em especial, os turistas em suas casas. Para disfarçar, os “olheiros” geralmente pedem alguma coisa para o morador e vão embora. Eles transmitem tudo o que observaram para os ladrões, como o número de pessoas, o modelo do veículo, se a família mantém o portão aberto e se tem o costume de conversar na calçada.

Os furtos geralmente são praticados por assaltantes de bicicletas, motos ou a pé, sempre acompanhados. Nos assaltos a residências, durante o dia ou à noite, os ladrões armados costumam surpreender os turistas na chegada ou saída da residência. Preferem furtar ou roubar eletrodomésticos, armas, DVDs, vídeo games, cheques, dinheiro e celulares. Em seguida, após recolherem os pertences de maior valor, utilizam o veículo da família para fuga.

Com base nos sinistros mais comuns, no litoral ou no campo, a seguradora apresenta dicas que auxiliam o segurado a evitar roubos e furtos durante a viagem. Ao chegar de viagem, por exemplo, nunca tire seus pertences na rua. Procure descarregar o veículo dentro da garagem para evitar que pessoas estranhas saibam o que você trouxe.

Além disso, é importante não deixar objetos como bolsas, sacolas, óculos, celular sobre os bancos. Se possível, mantenha o alarme sempre acionado e não deixe o carro e vidros abertos, mesmo que o afastamento seja por pouco tempo e de pequena distância.

Enquanto permanecer na casa de veraneio, não deixe portões abertos e objetos como bicicleta, brinquedos e bolsas em locais de fácil acesso. Evite ficar conversando na porta, mesmo que esteja em grupo e, se possível, quando for à praia ou se ausentar da residência, deixe alguém no local ou comunique sua ausência a um vizinho de confiança, deixando seus contatos, como telefone celular.

Evite ainda deixar que as janelas da casa sejam “vitrine” para os objetos de valor no interior da casa. Não deixe jóias e dinheiro dentro da residência, mesmo que seja em um cofre. No período da viagem, utilize cofres de bancos ou empresas privadas.

Ao chegar na residência, tenha atenção e entre rapidamente. Caso haja algum suspeito, não entre. Dê algumas voltas e ligue para a Polícia Militar (190). Feche bem as portas e janelas, mesmo que tenha que sair por pouco tempo. Se possível, reforce as portas com fechaduras auxiliares.

Mantenha uma luz externa ligada durante a noite. Se notar a presença de pessoas suspeitas, ligue imediatamente para o telefone 190. É importante lembrar que os “ladrões de ocasião” optam por residências cujo acesso é mais fácil, com menos itens de segurança e, principalmente, não reagir a um assalto.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock