Ultima atualização 07 de janeiro

ALJ Dantas Corretora de Seguros orienta sobre precauções contra roubos de veículos

Guardar documentos no carro e colar adesivos que exponham informações pessoais facilita a ação dos ladrões

carro_seguro1

A cada ano, o índice de roubos e furtos de automóveis aumenta em todo o País. Segundo dados da CNseg, 266 mil veículos foram roubados no Brasil no primeiro semestre de 2014, sendo 39% a mais que no mesmo período de 2013.

Algumas medidas de precaução podem ter um efeito mais eficaz, com intuito de inibira ação dos ladrões. De acordo com Abílio Dantas, executivo responsável pela ALJ Dantas Corretora de Seguros, o condutor do veículo precisa estar atento para não dar brechas aos criminosos.

“Conduzir um veículo requer atenção redobrada não só no trânsito, mas também ao estacionar em um determinado local. Para evitar roubos e furtos, é fundamental estar sempre em alerta para não dar brecha aos criminosos. Algumas medidas evitam o sinistro e aumentam a segurança do motorista”, explica Dantas.

Para facilitar o cotidiano dos motoristas em geral, a empresa listou as dez principais medidas preventivas contra roubos e furtos de veículos. A primeira é usar o bom senso ao escolher um local para estacionar. Deixar o carro em um estacionamento fechado é a melhor alternativa. Quando precisar parar o carro na rua, evite locais desertos e de fraca iluminação.

Não deixar nada dentro do carro também é recomendado, já que qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor e atrair a atenção do ladrão. Crie o hábito de guardar compras no porta-malas.

Outra dica é não colar adesivos que exponham informações pessoais. Um adesivo que mostra que o proprietário estuda em uma determinada faculdade pode atrair o ladrão, por exemplo. Informações sobre time de futebol pode levar a algum torcedor a danificar o veículo.

Não guarde documentos no carro. Boletos bancários, cartões e correspondências podem ser usados para acessar sua conta ou planejar um roubo à sua casa. Documentos do carro facilitam a venda e o uso dos veículos pelos ladrões.

É necessário certificar-se de que o carro foi trancado. Essa ação continua sendo um dos principais equívocos cometidos por motoristas. Mesmo que faça uma parada rápida, é fundamental manter o veículo trancado.

Utilize dispositivos de segurança visíveis. Correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção são alguns dos dispositivos que podem desencorajar a ação do ladrão. Além disso, faça o uso de equipamentos modernos de segurança. Bloqueadores, rastreadores e localizadores são recursos mais eficazes na prevenção a furtos e roubos.

Lembre-se: evite dizer a manobristas flanelinhas quanto tempo você vai demorar até retornar. O ideal é sempre dizer que já volta. Se o objetivo for furtar o carro, o ladrão pode desistir ao saber que não terá tempo para agir com tranquilidade.

Evite ainda deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento. Eles podem rapidamente fazer a cópia da chave, sem chances do proprietário perceber.

Para finalizar, se for transitar por locais conhecidos, planeje seu itinerário. Antes de ir a um local que nunca foi antes, pesquise qual trajeto será feito, mesmo se for guiado por um GPS. Caminhos desconhecidos podem levar o condutor a locais perigosos, reduzir a velocidade e ficar menos atento a uma eventual investida dos ladrões.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO