Ultima atualização 17 de dezembro

Copacabana Palace recebe o mercado de seguros

Evento tradicional do mercado brasileiro marca o encerramento das atividades institucionais do setor de seguros
Marco Antonio Rossi Presidente da CNseg  e Antonio Carlos de Almeida BragaRB2_3657
Marco Antonio Rossi e Antonio Carlos de Almeida Braga

Mais de 400 pessoas lotaram os salões do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, para confraternizarem-se. O evento realizado pela CNseg marca o final das atividades institucionais de 2014, com uma retrospectiva de seus acontecimentos marcantes lembrados pelos líderes do setor.
Lucilia Carvalho Medeiros da Rocha, representando o presidente da ANS, André Longo, falou sobre os desafios que a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – enfrenta, como o envelhecimento da população e o aumento dos custos médicos, e como equalizar esta conta sem prejudicar o consumidor.
O superintendente da Susep, Roberto Westenberger, relembrou os nove meses que esteve a frente da autarquia, atendendo ao pedido do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, para fomentar o desenvolvimento do mercado de seguros. Chegaram com duas propostas: uma é o marco regulatório para a realização de vários projetos. “Um mercado segurador forte não pode prescindir de um regulador forte”, declarou Westenberger. Ele usou como exemplo o novo modelo de distribuição para aumentar a participação dos intermediários, como o corretor de seguros e a participação dos agentes. O segundo ponto importante é o novo modelo de gestão da Susep, com projeto de transformação e atualização. “Realizamos um projeto de capacitação de gestores para empreeenderem a transformação. Chegamos a uma proposta de reestrututração da casa.
O deputado federal e presidente da Fenacor, Armando Vergilio dos Santos Junior, disse que o saldo do ano é positivo, apesar de ter sido um ano de eleições e de Copa do Mundo. “Tivemos a ida de Roberto Westenberger para a Susep, que é uma pessoa de bom senso e de diálogo. Também vimos a excelente escolha da presidente da república, Joaquim Levy para o Ministerio da Fazenda”. Ele citou a Lei dos Desmanches e a Lei do Supersimples para os corretores de seguros brasileiros, que proporcionará uma economia de R$ 1,4 bilhão de economia para a classe. “Sou um otimista nato que acho que teremos mais um ano de crescimento na casa de dois dígitos”, finalizou.
O presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, falou sobre a comemoração das realizações de 2104, que foi difícil e complexo. “Nosso mercado finaliza o ano com crescimento de 11%. É uma ilha de desenvolvimento, porque 11% é significativo, porque temos participação de 6% do PIB brasileiro, crescendo sempre na casa dos dois dígitos”.
Foram R$ 314 milhões de prêmios coletados, com desenvolvimento importante em todos os ramos de atividades, protegendo a sociedade brasileira, e  R$ 620 bilhoes em reservas, o que significa um potencial enorme de financiamento para o crescimento do País.
“Fizemos a restruturação e o fortalecimento do escritório de Brasilia da CNseg. Isso fez com que estivéssemos mais presentes no cenário do dia-a-dia de política. Tivemos pontos importantes também de aproximação com a Susep, que resultou em alguns projetos como o Unversal Life e o VGBL Saúde. Temos que nos empenhar em ajudar a sociedade a prover uma popupança de longo prazo. Temos o desafio de levar seguro para a população desassistida, com trabalho das seguradoras para chegar às camadas mais pobres da população”, enfatizou Rossi.

 

CNseg divulga vencedores do Prêmio de Inovação em Seguros

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Vencedores do Prêmio

Os vencedores da edição 2014 do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros foram conhecidos hoje, em cerimônia que contou com a presença dos principais líderes do mercado segurador, realizada no Hotel Copacabana Palace. Dos 78 projetos habilitados, nove chegaram à final, recebendo prêmios de R$20 mil, R$10 mil e R$5 mil para primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria, respectivamente.
A categoria Processos foi a que abrigou o maior número de concorrentes. Depois de duas etapas de avaliação, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Gestão de Casos Complexos”, de Viviane Mathias e Tatiana Ferreira, da SulAmérica. Os colaboradores da Bradesco Seguros Mauricio Barbieri, Sylvio Vilardi, Rony Sakuragui e Ricardo Manfrim conquistaram o segundo lugar com a “Carteira Digital Bradesco Seguros”.  O terceiro colocado foi o projeto “Loja de Seguros Itaú”, desenvolvido por Marcelo Sampaio Pinto, Francisco Ferraz de Castro, Tatiana Araujo Davigo, Leticia Cilento Assad, Barbara Bressan, Christian Araújo Costa e Thiago de Oliveira Borghese, do Itaú Seguros.
Na categoria Comunicação, o trabalho “Plataforma do Conhecimento – Educação Financeira”, de Rodrigo Moreira Pádova e Humberto Sardenberg de Freitas, da Icatu Seguros, foi o vencedor. Em segundo lugar, ficou o projeto “Seguro DPVAT ao alcance de todos”, de José Marcio Norton, Angela Amparo, Antonio Munró Filho, Lídia Monteiro, Luiza Rangel, Noé Vaz, Paulo Amador e Therezinha França, da Seguradora Líder DPVAT. O terceiro na classificação da categoria foi o “Sistema de Gestão de Performance dos Canais de Venda do Auto-RE”, de Rodrigo de Freitas Sampaio de Melo, da Bradesco Seguros.
O primeiro colocado em Produtos e Serviços foi o projeto “Estratégia Digital da Mongeral Aegon – Um novo modelo de distribuição”, de Rafael Rosas e Cecília Seabra. Em segundo lugar, ficaram Patrick Paiva e Bernardo Dieckmann, da Icatu Seguros, com o trabalho “Essencial Vida – Seguro de Vida Individual Flexível”. Em terceiro lugar, ficou o trabalho “Pagamento Direto de Sinistro a Terceiros”, de Marcelo Pires e André Hirszberg, da Bradesco Auto-RE.
“Os projetos surpreenderam pela contribuição que trouxeram ao mercado e à forma como ele se relaciona com os consumidores”, avalia Marco Antonio Rossi, presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), explicando que eles “trazem para dentro dos processos de trabalho maneiras de minimizar impactos no meio ambiente e melhoram a qualidade de vida das pessoas.”
Os trabalhos foram avaliados pela Comissão Julgadora do Prêmio, integrada nesta edição por Antonio Penteado Mendonça, Bruno Miragem, Julio Bierrenbach, Mariana Meirelles e Marcos Augusto Vasconcellos, profissionais reconhecidos nas áreas acadêmica, de seguros, de inovação e da imprensa.

O Prêmio
O Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, criado pela CNseg em 2011, conta com um número cada vez maior de projetos inscritos. Em 2014, houve aumento de 41,5% em relação ao total de concorrentes na última edição, em 2013. Com o objetivo de estimular a evolução do mercado segurador e o aprimoramento das relações com os seus públicos, a premiação busca reconhecer o trabalho dos colaboradores da indústria de seguros que contribuem para a inovação no setor.

 

Kelly Lubiato, do Rio de Janeiro

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