Ultima atualização 11 de dezembro

Confiança no setor de saúde suplementar brasileiro

Fenasaúde divulga perspectiva de crescimento e se mostra otimista em relação a 2015, embora vislumbre obstáculos a serem enfrentados

A FenaSaúde publicou neste mês que a expectativa é de que o crescimento do setor em 2014 seja de 3% no número de beneficiários de planos e seguro saúde, atingindo 72,2 milhões de vidas. Essa projeção tem como base a análise que a Federação faz dos dados da ANS. O valor divulgado é inferior à estimativa de 2013, que teve um aumento de 4,6%.
Na manhã da última quarta-feira, 12, Marcio Coriolano, presidente da FenaSaúde, José Cechim, diretor-executivo e Sandro Leal, gerente-geral, avaliaram o ano da saúde suplementar no País e analisaram os obstáculos e avanços feitos até 2014. “Brasil gasta em saúde o equivalente a 9% do PIB, os EUA de 21% a 22%. As pessoas, quando vêem esse número, pensam que lá a saúde é priorizada, mas ao contrário, é o País do desperdício. Os procedimentos médicos nos EUA têm quatro a cinco vezes mais custo do que em qualquer outro lugar do mundo”, comparou Coriolano ao traçar um paralelo entre os modelos dos dois países.
O que impulsionou os planos e seguros saúde nos últimos anos, de acordo com os executivos, foram as PME’s. Como as grandes empresas, geralmente, já oferecem planos de saúde a seus associados, o mercado muda conforme as empresas menores também aderem a esse tipo de benefício.  “A nossa experiência é que indica isso [que são as PME’s que incentivam o mercado]. Um dado interessante é que as empresas pequenas e médias estão subindo. Isso mostra que quem está crescendo em tipos de plano de contratação é o plano coletivo empresarial”, destaca o presidente da FenaSaúde.
Um dos temas discutidos foi a judicialização da medicina, que Coriolano acredita ser uma tendência cada vez mais forte no Brasil e um fator que acaba por elevar a inflação médica.
Os processos dos usuários de planos para terem acesso à coberturas e tratamentos que não constam em suas apólices têm crescido. Mas ainda não há como mensurar o impacto. “O que percebemos, mais importante do que impacto financeiro, é o que ele pode causar na funcionalidade do setor. Isso é elitização da saúde privada e pública, que padece do mesmo mal”, declara Coriolano, que entende que apenas quem têm meios financeiros e podem contar com bons advogados e todos os custos de um processo é que acabam por conseguir o que precisam, mas prejudicam os quem não têm essas condições. “Era algo que antigamente era restrito a coberturas. Agora a judicialização chegou ao ponto de atingir direito dos beneficiários demitidos e aposentados, que a própria lei não permite” completa o executivo.
A Fenasaúde costuma produzir cartilhas e incentivar ações que estejam ligadas à questão da educação financeira, mas o presidente da entidade acredita que há uma maneira “clássica” que pode dar resultados para minimizar esses gastos enquanto essa conscientização não é plena. “Podemos partir para algo que realmente chama atenção, que é correponsabilizar as pessoas. No sistema de coparticipação, o usuário também paga para fazer um procedimento. Isso que derrubou a inflação médica nos EUA. Quando ele tem que fazer determinado procedimento, ele é o primeiro a reparar no preço. Por isso, temos uma expectativa muito positiva da saída do VGBL Saúde”, afirma Coriolano.
Para a FenaSaúde, o VGBL Saúde, quando aprovado, será o início da conscientização. Primeiro, por fazer com que o usuário guarde o dinheiro para que ele possa custear a utilização do plano de saúde quando for idoso.  “Acho que os consumidores estão cada vez mais empoderados, cada vez mais conscientes de sua condição. Ele é capaz de decidir sobre o que é melhor pra ele, não acredito que ele terá uma atitude que vá contra sua saúde”, afirma Coriolano, enquanto José Cechim complementa: “o que está havendo é um excesso de uso, mas se houver a coparticipação, cada vez que ele usa o benefício, ele sabe o custo que tem. E vai responder pessoalmente pela suas decisões”.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock