Ultima atualização 10 de novembro

42,2% dos consumidores possuem algum tipo de aplicação, segundo FecomercioSP

Previdência privada ganha espaço entre paulistanos

moedas2

Um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que os consumidores paulistanos estão poupando mais em vez de contrair novos financiamentos. Do total de entrevistados em outubro, 42,2% possuem algum tipo de aplicação – alta de 0,8 ponto porcentual. Além disso, dos consumidores endividados, 35,2% possuem aplicação, aumento de 2,9 pontos porcentuais em comparação a setembro (32,3%) deste ano.

Intitulado como “Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE)”, o documento mostra que, dentre os tipos de aplicação, a poupança ainda é a modalidade mais escolhida (73,3%). Já a previdência privada vem ganhando espaço e, em outubro, alcançou 7,8% do total de entrevistados.

A pesquisa mostra também que o Índice de Intenção de Financiamento caiu 3,5% em relação ao mês anterior, ao passar de 24,8 para 23,9 pontos. Quanto aos entrevistados, 87,1% deles não querem contrair nenhum tipo de financiamento nos próximos três meses e, na comparação anual, o desinteresse pela contratação de novas linhas de crédito aumentou 2,0 pontos percentuais.

O cenário conservador fez com que o indicador de risco melhorasse justamente no ponto em que o risco é mais imediato: entre os consumidores endividados. A melhora de 2,4% no Índice de Segurança de Crédito deve-se ao aumento de 9,0% dos consumidores endividados e à diminuição de 2,7% na segurança daqueles que não possuem dívidas.

Para a assessoria econômica da FecomercioSP, a evolução na segurança ocorre graças ao incremento da poupança das famílias e do conservadorismo em razão das incertezas momentâneas da economia do País. Além disso, enquanto o índice de desemprego estiver em baixa, o mercado de crédito não corre riscos excessivos de inadimplência.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO