truck 1Além do monitoramento e roubo de cargas, uma das preocupações no transporte rodoviário é a redução do número de acidentes nas estradas brasileiras. Para isso, empresas estão investindo na gestão de frotas para cuidar de aspectos como racionalizar a operação e detectar situações que expõem o veículo, assim como a carga e o motorista a riscos.

Mapear o comportamento dos motoristas e a entrada em trechos perigosos por meio da telemetria impacta na redução de acidentes. De acordo com Luiz Munhoz, diretor da empresa de soluções para gestão de frotas MiX Telematics, com a telemetria é possível identificar a velocidade máxima de segurança a ser desenvolvida pelo motorista considerando o tipo de carga, o veículo e o traçado da rodovia.

Munhoz explica ainda que a telemetria reduz em até 5% o consumo de combustível, além de economizar freios e diminuir acidentes, que chega em até 30%. “As empresas que transportam cargas perigosas também têm essa preocupação, já que evitar acidentes reduz o risco de contaminação do meio ambiente”, finaliza.

L.S.
Revista Apólice

 

Deixe uma resposta