Ultima atualização 29 de outubro

Roubos de cargas preocupam empresas na região de Campinas/SP

Como os números são alarmantes, empresas e motoristas precisam tomar medidas para evitar riscos nas estradas

O roubo de cargas é um problema que preocupa as empresas que atuam no ramo de transportes, bem como os motoristas, que são alvos dos bandidos nas estradas brasileiras.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), foram registrados 6.888 roubos de carga de janeiro a agosto deste ano em Campinas. O número, apesar de ter sofrido queda de 33,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, ainda preocupa as empresas que atuam no ramo de transportes, bem como seguradoras e motoristas.
De acordo com a Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), o número de roubos e furtos saltou de cerca de 2,5 mil em 1994 (ano em que foram coletados os primeiros dados desse tipo de ocorrência) para 32,2 mil em 2013 (pico histórico).
No entanto, nesse mesmo período, nada menos que 563 mil tentativas de furto ou roubo foram frustradas graças à ação de equipamentos antifurto ou das centrais de monitoramento.
Juntamente com a tecnologia disponível, é importante que as empresas e motoristas tomem medidas preventivas para reduzir os riscos nas estradas. Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny, empresa especializada em gerenciamento de riscos, dá dicas importantes. Confira:

  • Ao sair da transportadora ou da empresa, procure o caminho mais rápido para pegar a estrada;
  • Não dê carona para pessoas estranhas;
  • Nas paradas para refeição, abastecimento ou manutenção, não comente com ninguém sobre a sua carga, nem para aonde você está indo;
  • Se acontecer algum problema com o seu caminhão, faça o possível para chegar até um posto de Policiamento Rodoviário. Evite ficar parado em lugar deserto;
  • Dormir num lugar que você não conhece é sempre um perigo. Procure o estacionamento de um posto de gasolina ou pare perto de um posto de Policiamento Rodoviário;
  • Evite deixar o veículo aberto ou a chave no contato;
  • Nunca deixe documentos ou objetos de valor expostos dentro do veículo;
  • Instale sistema de alarme e segurança. Faça seguro total (roubo, incêndio etc.).

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock