Ultima atualização 11 de outubro

Mercado de saúde enfrenta altos custos

Cobertura do XVI Conec – A saúde foi pauta especial do auditório Desenvolver na manhã desse sábado no XVI Conec. Intitulado “Como anda a saúde no Brasil”, a apresentação do painel contou com um material desenvolvido em conjunto por importantes especialistas do setor .

Maurício Lopes, da SulAmérica começou a apresentação destacando a complexidade de todos os entes que participam do mercado, que possuem visões convergentes e divergentes, que precisam ser respeitadas e colocadas em equilíbrio. Esses entes estão divididos entre fornecedores como serviços de diagnóstico, hospitais, clínicas, médicos e serviços complementares. Já os pagadores são governo e usuários. “O governo precisa fazer a gestão de mercado para que ele seja eficiente. Porque o mercado não é simples e é preciso encontrar o ponto certo de fazer com que ele seja rentável e sustentável”, afirmou Lopes.

O Brasil é hoje o 8° mercado de saúde do mundo e em 13 anos cresceu 3 pontos percentuais no PIB.O crescimento do mercado está totalmente alinhado com o crescimento da economia de um país, pois o aumento do emprego formal impulsiona a adesão a planos de saúde, tanto porque as pessoas com empregos estáveis têm condições de arcar com o plano, quanto porque já é sabido que as empresas oferecem saúde como maneira de reter seus bons profissionais.

Mas um fator que tem preocupado os players do mercado é a questão dos custos operacionais. Valores de cirurgias, próteses e demais procedimentos têm aumentado muito. Esse problema é agravado ainda pela recorrente judicialização do mercado, pois é frequente que as pessoas contratem um plano e quando precisam de algo que está fora do que foi contratado acabam recorrendo à justiça. A grande questão é quem pagará essa conta, já que toda despesa fora do combinado prejudica o mutualismo e deverá retornar como aumento de custo para todos os usuários. “As liminares concedidas contra os planos elitizam a saúde, pois só quem pode arcar com os custos judiciais consegue as exceções”, afirmou Marcio Coriolano, da Fenasaúde.

Para os palestrantes o corretor tem papel fundamental em buscar esse equilíbrio no mercado, cabe a eles mediarem essas contratações e conscientizarem seus clientes quanto a importância de se enxergarem como parte atuante do mercado, entendendo as consequência de suas atitudes como usuário.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO