Ultima atualização 25 de setembro

Diferença entre planos médicos e exclusivamente odontológicos é a menor da história

A participação do número de beneficiários por cobertura assistencial vem se aproximando na saúde suplementar. Se em 2001 a diferença era de 82,24 pontos percentuais a favor dos planos médicos e hospitalares, hoje a distância é de “apenas” 41,46% para os planos exclusivamente odontológicos, metade do que era há 14 anos.

Segundo o último levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fechado em junho deste ano, essa não é apenas a menor distância já registrada, como também reflete que a tendência é a aproximação entre os dois segmentos. Atualmente, o mercado de saúde suplementar é composto por 50,9 milhões (70,73%) de beneficiários de planos médicos e hospitalares, e 21,07 milhões (29,27%) de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos.
“Mesmo crescendo a um ritmo menor, os planos odontológicos seguem em curva ascendente, pois existe um gap capaz de dar ao segmento odontológico a possibilidade de conquistar aqueles clientes do segmento médico-hospitalar em curto espaço de tempo. E isso porque cada vez mais as empresas e as pessoas vêm se conscientizando da importância dos planos de assistência odontológica na saúde”, acredita o Dr. Geraldo Almeida Lima, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (SINOG), entidade que representa institucionalmente mais de 60% do mercado brasileiro de planos odontológicos.
Um bom exemplo dessa evolução é o INPAO Dental, operadora que atua exclusivamente com planos odontológicos. Somente nos últimos seis meses, a companhia conquistou mais de 100 mil novos beneficiários. “Recentemente firmamos contratos com diversas empresas e organizações, como a OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Grupo MPE (formado por diversas empresas de engenharia), o que comprova a diversificação dessa demanda”, revela Claudio Aboud, diretor de Administração e Finanças.
Apesar dos números positivos no Rio de Janeiro, a saúde bucal no Brasil como um todo ainda é bastante deficitária. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, promovida pelo IBGE, a população atual estimada do país consiste em 195,2 milhões de pessoas. Cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da população total. Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses, apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente, 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock