Ultima atualização 04 de agosto

Economia brasileira cai para A4 na escala da Coface

Fraco desempenho se deu pela Copa, que beneficiou segmentos específicos

A Coface, empresa do segmento de seguro de crédito, projeta fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) até o final deste ano. Segundo Patrícia Krause, economista da Coface para a América Latina, “2014 deve terminar com PIB de 1,3%, na melhor hipótese, num cenário já antecipado pela Coface em março, quando a entidade reduziu a nota do Brasil de A3 para A4”.

O quadro, porém, tem explicação: em dias de jogos da Copa do Mundo, apenas segmentos específicos da economia brasileira foram beneficiados como turismo, alimentação e vestuário. Por outro lado, muitas indústrias e serviços foram obrigados a diminuir as atividades devido à fragilidade da infraestrutura de transporte. De acordo com as projeções feitas por Krause, como os investimentos adiados para o pós-Copa podem não ser retomados em 2015, será preciso adotar medidas restritivas no próximo ano para por a inflação “de volta nos trilhos”.

Entre os setores que devem continuar a enfrentar dificuldade, segundo a Coface, estão as indústrias químicas, automotivas, agro, de aço e de varejo. Para 2015, a instituição prevê que a atividade siga em ritmo fraco e com pressão inflacionária. No entanto, o período deve ser de ajustes, com retorno dos preços a seu ponto de equilíbrio.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO