Ultima atualização 17 de julho

Relação entre custo e benefício do seguro é item mais importante para 49,5% dos clientes

Pesquisa realizada pela corretora on-line EscolherSeguro com 1.637 clientes também evidencia que para 22,6% apostam na reputação da companhia para contratação da apólice

Com objetivo de verificar o motivo determinante para a contratação do seguro automotivo, a corretora on-line EscolherSeguro preparou uma pesquisa inédita com a participação de 1.637 clientes que realizaram cotações durante o mês de maio. Entre os quesitos destacados no levantamento, o item custo benefício alcançou a preferência com 49,5%, seguido pela reputação da seguradora (22,6%), conjunção dos serviços prestados (15,4%), apólices com proteções mais adequadas (8,6%) e indicação de amigos e familiares (3,9%).
De acordo com Pieter Lekkerkerk, CEO da corretora on-line, o resultado evidencia que a maioria dos consumidores analisa as vertentes que envolvem a apólice de cada seguradora para definir a contratação mesmo sem possuírem conhecimento aprofundado do mercado. “Apesar dos clientes levarem em conta a reputação das seguradoras, esse não é o fator principal para tomada da decisão. Realmente já suspeitávamos que o custo benefício fosse mais importante para as pessoas”, afirma.
Apesar de acreditarem que a escolha do seguro envolve a opção pelo melhor custo benefício – não significando necessariamente que a apólice terá o menor preço – 52,7% dos consumidores afirmam ter conhecimentos básicos sobre o mercado de seguros. Já 24,5% se intitulam como intermediários e 9,3% conhecedores profundo do segmento. O dado mais preocupante ficou constatado pelo fato de 13,5% declararem não ter nenhum entendimento sobre o assunto. “A população em geral não tem informações sobre seguro, haja vista que a maioria das escolas no País não possui aulas de educação financeira. Com essa limitação, também prevíamos que a maioria saberia apenas o básico”, ressalta Lekkerkerk.
Além do fator primordial no que se refere aos valores, a pesquisa coletou a opinião dos consumidores sobre o serviço mais essencial prestado pelas seguradoras. Para 26,5% dos participantes o fundamental é a assistência 24 horas, seguido pelo atendimento após sinistro (21,2%), inclusão de seguro residencial e vida (3%) e lista de oficinas credenciadas (2,3%). No entanto, para 47% a união e a qualidade de todos os serviços são imprescindíveis. “O atendimento em geral da seguradora faz parte da avaliação de custo benefício. Faz sentido que o cliente dê prioridade a esse quesito para a compra”, argumenta o executivo.
O novo levantamento elaborado pela EscolherSeguro é uma continuidade do trabalho executado em pesquisas anteriores que mediram a avaliação dos clientes sobre o trabalho das seguradoras que atuam no País. Segundo Lekkerkerk, o objetivo é entender melhor o mercado de seguros brasileiro e analisar de forma mais esclarecedora o que o cliente anseia.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO