Ultima atualização 01 de julho

Paulistano tem até o dia 5 para testar comportamento no trânsito

Motoristas podem experimentar simulador capaz de testar reações diante de situações de risco

O Centro Automotivo Porto Seguro da Av. Rio Branco, no centro de São Paulo, recebe até 5 de julho as inscrições dos motoristas paulistanos que desejam testar suas reações diante de situações de risco no trânsito. Os testes são feitos em um simulador de tecnologia inédita no Brasil. As informações obtidas no equipamento servirão de base para pesquisa sobre o comportamento dos condutores nessas ocasiões. O estudo é coordenado pela ANTP (Agência Nacional de Transportes Públicos).
No simulador, os motoristas vivenciam situações reais de risco, como por exemplo: estar dirigindo e, de repente, se deparar com uma criança que atravessa tranquilamente a rua, sem prestar atenção nos carros. Ou então, conduzir o veículo em meio a condições climáticas adversas, como tempestades ou neblina forte. A partir das reações dos condutores, será possível identificar comportamentos, hábitos adquiridos no dia a dia ao volante e pontos que precisam ser melhorados.
O condutor também responde a um questionário com informações pessoais, socioeconômicas e de valores e atitudes no trânsito. Terminados os exercícios, o participante recebe seu resultado na hora.
A iniciativa de trazer o simulador ao Brasil é resultado de uma parceria entre a Porto Seguro, a ANTP e a Lander Simulation & Training Solutions, multinacional espanhola especializada em desenvolver esse tipo de equipamento. Com o apoio à pesquisa, a seguradora reforça outras iniciativas já promovidas no contexto da educação e segurança no trânsito.  Ações como o Movimento Trânsito+Gentil, os cursos de Direção Segura e Direção Emocional, dicas de segurança à direção, apoio a motoristas – segurados ou não – em operações realizadas junto a concessionárias de rodovias no Sul e Sudeste, em feriados prolongados, entre outras.

O equipamento e a programação
Instalado no Centro Automotivo Porto Seguro, o simulador tem as características de um carro real, com três telas grandes, espelho retrovisor, pedais, câmbio, entre outros itens. A programação inclui exercícios em diferentes módulos, com testes de respeito aos limites de velocidade, utilização das setas (pisca-pisca) e ultrapassagem insegura ou proibida. O simulador permite a sensação de lidar com situações reais, como dirigir em ladeiras íngremes e com outros carros ao redor.
Há ainda a possibilidade de avaliar o desempenho dos motoristas em trechos de via em declive, respeito à distância de segurança do veículo à frente e acesso à rodovia em velocidade.

Para participar
Os motoristas interessados em fazer o teste no simulador devem ter CNH válida e se inscrever pelo link: http://bit.ly/TBQ2Gx. Depois de preencher os dados, o condutor recebe a confirmação de sua inscrição via e-mail. A ANTP pode entrar em contato com o participante, caso a data e horário por ele escolhidos estejam pré-reservados.
Os testes com o simulador serão realizados até 05 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h, no Centro Automotivo Porto Seguro, na Av. Rio Branco, 1.448, no Centro de São Paulo.

T.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO