Ultima atualização 10 de julho

Empresas investem até 7% do faturamento para mitigar risco de roubos

Mercado de seguro para embarcadores e transportadores movimentou mais de R$ 2,5 bi em 2013, de acordo com dados da Susep

Os problemas enfrentados pelos embarcadores e transportadores vão além do atraso do País no que se refere à infraestrutura logística. Além da óbvia preocupação com acidentes, outro componente que afeta a operação dessas empresas a cada ano que passa é o aumento do índice de roubos de cargas nas rodovias federais. Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) foram registrados 14.402 ocorrências em 2012 (último ano auferido pela entidade), contra 12.373 em 2006. O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp), que abrange o principal polo logístico brasileiro, também registrou crescimento de 32% no índice nas rodovias estaduais, no mesmo período.
Ricardo Guirao, diretor de transportes da consultoria e corretora de seguros Aon, revela que companhias dos setores de tecnologia, farmacêutico e de bens de consumo estão promovendo investimentos entre 4 a 7% do faturamento para fins de gerenciamento do risco. “O mercado está aquecido com relação à procura pelos serviços de gerenciamento de risco ou algum tipo de serviço que visa à segurança no transporte de carga ou patrimonial”, explica. Segundo dados da Susep, a somatória dos prêmios de seguros para embarcadores e transportadores alcançou mais de R$ 2,5 bi, em 2013.
De acordo com Guirao, esse tipo de ocorrência representa 14% dos sinistros dos transportadores de cargas segurados no País. “O índice vem se mantendo no mesmo patamar desde 2006, o que reforça ainda mais a necessidade das empresas implementarem programas de gerenciamento do risco”, argumenta. Representando 15% do faturamento total da empresa, a área de transportes da seguradora estima crescimento de 12% nesse ano.
O executivo informa ainda que as principais ferramentas existentes no mercado para mitigar os riscos relacionados a roubo de carga são os rastreadores, iscas eletrônicas e escoltas. Os serviços são gerenciados por meio de empresas especializadas na  prevenção de riscos, que, além de monitorarem tais ferramentas, realizam estudos de controle de mitigação, plano de rotas, check list das viagens e análise do perfil do motorista, dentre outras atividades.

T.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock