24/05/2022

Bradesco Saúde colabora na prevenção da catarata infantil

No próximo dia 10 de julho, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular, as atenções estarão voltadas para a catarata, que responde atualmente por 48% dos casos de cegueira em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. A data marca também o primeiro ano do apoio da Bradesco Saúde para assegurar o atendimento especializado a crianças de até 3 anos com diagnóstico da doença.
Por meio da parceria com o Instituto Catarata Infantil, o grupo proporcionou, em 2013, o tratamento especializado a mais 30 novas crianças, além das 130 já atendidas. No ano passado, foram realizadas 290 consultas, 34 cirurgias e mais de 155 exames diagnósticos.
Embora mais associada ao envelhecimento da população, a catarata congênita também atinge muitas crianças. Principal causa de cegueira reversível no mundo, a catarata é um distúrbio associado à degeneração do cristalino, que funciona como a lente do olho. Se a catarata evoluir muito, o cristalino aumenta de volume levando à cegueira.
Fundado em 2004, o Instituto Catarata Infantil atua na prevenção da cegueira infantil por meio da cirurgia precoce da catarata.  Com a receita composta exclusivamente por doações, o instituto trata e cura crianças carentes atingidas pela doença no estado do Rio de Janeiro. Todo o atendimento é voltado para famílias de baixa renda que não possuem plano de saúde.

A.C.
Revista Apólice