Ultima atualização 29 de julho

AGCS Re Brasil, do Grupo Allianz, divulga estudo sobre gestão de risco climático

Documento mostra que a safra da cana-de-açúcar foi um dos setores afetados

A Allianz Global Corporate & Specialty Re Brasil (AGCS Re Brasil), braço de resseguro do Grupo Allianz, divulgou o estudo “Os negócios relacionados ao clima” sobre soluções de gestão de risco climático. De acordo com o documento, entre 2010 e 2013 as seguradoras pagaram 70 bilhões de dólares para cobrir prejuízos ocasionados por catástrofes naturais.

A cana-de-açúcar foi uma das que teve a safra atingida e registrou prejuízo de cerca de 65 milhões de toneladas (o equivalente a ou 18% da safra) em razão das geadas ocasionadas no inverno do ano passado. Como consequência, o Brasil sofreu uma redução na exportação de açúcar e, além disso, o clima poderia fazer com que o país tivesse perdas significativas às safras de trigo da estação atual e à safra de café do próximo ano.

Ainda segundo o estudo, cerca de 70% das empresas estão expostas a “graves riscos climáticos”. O custo dos atrasos relacionados ao clima em empresas de transporte rodoviário americano, por exemplo, varia entre 2,2 bilhões e 3,5 bilhões de dólares ao ano. O impacto climático total possui um custo nacional estimado de 3 bilhões de dólares por danos e ferimentos em acidentes, atrasos e custos operacionais.

Estimativas apontadas pelo documento também indicam que mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) americano é diretamente ou indiretamente afetado pelo clima (o equivalente a 5,7 trilhões de dólares). Setores da indústria de energia, varejo, alimentação, vestuário, turismo, distribuição, transporte e construção são tão sensíveis a pequenas mudanças no clima quanto à movimentação de juros e taxas de câmbio estrangeiras em termos do impacto que isto possa ter sobre os lucros.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock